Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 05.07.16 - 15h53

Início das aulas de natação anima criançada no Compaz

img_alt

Atividade esportiva começa com trabalho de ambientação e limite na piscina, além da respiração (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

"Eu nem dormi direito", foi logo dizendo Marcela Ramos, 10 anos, sobre a expectativa de entrar na piscina para fazer a primeira aula de natação no Compaz, que vai ser realizada às terças e quintas-feiras. A atividade física começou na manhã de hoje para as crianças e jovens cadastrados no equipamento. Amanhã começa a hidroginástica, que será às quarta e sextas.

As duas modalidades vão atender 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, nos períodos da manhã, tarde e noite. São seis turmas em cada atividade esportiva, com 20 alunos na natação e 30 na hidroginástica. A primeira turma começa às 8h e segue até às 17h. As aulas têm uma hora de duração.

Maria Elisa Nascimento, 8 anos, também estava animada, pois além de gostar de brincar com água, a natação foi uma prescrição médica. "Ela tem asma e o médico sugeriu fazer, mas não tinha como. Agora, ela vai fazer um exercício que vai ajudar na saúde dela", explicou a mãe de Maria Elisa, Maria Elisângela do Nascimento. 

As aulas vão ser ministradas por professores do Programa de Esportes Lazer da Cidade (PELC), da Secretaria da Esportes, conforme parcerias firmadas entre o Compaz e as secretarias da Prefeitura do Recife. Sérgio Marques ressaltou que a organização das turmas por faixa etária ajuda no desenvolvimento das aulas e das crianças. "Vamos trabalhar primeiro a ambientação delas na piscina e a respiração, mostrando os benefícios da prática esportiva. Aos poucos vamos inserindo a técnica. Cada aula será um desafio. Temos o cuidado de dar atenção a cada uma, respeitando o limite de cada criança", enfatizou o professor.

A ansiedade de Marcela também era visível nos outros alunos que acompanharam a atividade. "Eu não consegui fazer direito o exercício da respiração. Entrou água no meu nariz. Vou treinar bem muito para melhorar", declarou Aías da Silva, de 7 anos. Ao final da aula, Sérgio liberou as crianças por cinco minutos para brincarem.

Para os pais que esperavam no local, a natação é uma atividade que vai ajudar na disciplina e concentração. "Acredito que com essa oportunidade ela possa ter um bom futuro. O Compaz é para melhorar a vidas das pessoas. A gente tem que valorizar", disse Aline de Souza, mãe de Marcela.