Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.07.16 - 10h47

Prefeitura do Recife promove mutirão de saúde para a população LBT

 
Lésbicas, bissexuais e mulheres transexuais-transgenitalizadas são atendidas em serviço especializado no Hospital da Mulher 
 
 
O Hospital da Mulher do Recife (HMR) realizará, amanhã  (quarta-feira), um mutirão de atendimento para a população LBT – lésbicas, bissexuais e mulheres transexuais-transgenitalizadas. Na unidade, elas receberão assistência em diversas especialidades, como Ginecologia, Endocrinologia, Cardiologia e Dermatologia, além de exames complementares. “O nosso objetivo é divulgar o serviço, que presta atendimento especializado, envolvendo uma equipe multidisciplinar”, afirma Isabela Coutinho, diretora do hospital. 
 
O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, destaca que a iniciativa se insere na política de Saúde implantada pela Prefeitura do Recife para esses grupos específicos. “O Hospital da Mulher do Recife, com sua equipe multidisciplicar e infraestrutura de alta qualidade é um equipamento apto a promover a saúde integral da população LBT, eliminando a discriminação e o preconceito e contribuindo para a prevenção, dentro de um sistema igualitário e universal, como propõe o SUS”, enfatizou Correia. 
 
Para participar do mutirão, a paciente precisa apenas se dirigir ao HMR, com a documentação necessária, tais como, cartão do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência. 
 
Ambulatório – O ambulatório LBT funciona desde a inauguração do hospital, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, para diversas especialidades. Porém, a primeira consulta começa sempre pela Ginecologia, com atendimento nas segundas e quartas-feiras. “Realizamos todo o check up ginecológico e também uma avaliação geral da paciente. E se houver necessidade dela ser atendida por outros profissionais, fazemos a solicitação”, explica o médico Cleytoon Davyd.
 
A partir da indicação do ginecologista, a paciente segue para o Serviço Social, onde são feitas as marcações para outras consultas e exames. A ideia é que, sempre que possível, esses atendimentos sejam feitos no mesmo dia, já que a maioria delas não está em dia com a ida ao médico. “Para se ter uma ideia, dos atendimentos que fizemos até agora, apenas dez por cento das pacientes LBT estavam com o preventivo em dia”, informa Davyd. 
 
No dia a dia, o acesso aos serviços para a população LBT segue o fluxo de marcação do município, com o primeiro atendimento na unidade de saúde da família. No entanto, nestes primeiros meses, como a população ainda não está muito familiarizada com o ambulatório, o HMR está recebendo as pacientes por demanda espontânea, desde que residam no Recife. 
 
Equipamento da Prefeitura da Cidade do Recife, o Hospital da Mulher tem gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.  
 
Política LGBT – Numa iniciativa pioneira na região Norte-Nordeste, Recife lançou, em 2014, a Política Municipal de Atenção Integral à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. A proposta é de construção de uma gestão de saúde integral com foco na atenção básica, fortalecendo a atenção à saúde de populações específicas, como a LGBT, entendendo a saúde de forma ampla. 
 
Com essa visão, a Secretaria de Saúde do Recife elaborou em maio de 2014 a Política LGBT, a qual foi submetida à apreciação do Conselho Municipal de Saúde em junho de 2014 sendo aprovada por unanimidade, através da Resolução nº 27 de 9/6/2014 CMS Recife.
Objetivo da Política é promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis - LGBT, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, contribuindo para a redução das desigualdades e para a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equânime, de caráter transversal envolve todas as áreas da Saúde desde as relacionadas à produção de conhecimento, participação social, promoção, atenção e cuidado
 
 
Serviço:
 
Mutirão de Atendimento para a População LBT (Lésbicas, bissexuais e mulheres  transexuais- transgenitalizadas)
 
Data: 06.07.2016 (quarta-feira)
 
Local: Hospital da Mulher do Recife – BR 101, Curado, S/N – Em frente à Ceasa 
 
Hora: A partir das 9h