Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 05.07.18 - 18h43

Jogo do Brasil, programação de férias e exposições artísticas animam o final de semana do recifense

img_alt

De sexta a domingo, há programas para quem gosta de futebol, museu ou passeio ao ar livre. Haverá telão de LED para quem quer ver o jogo do Brasil , e o projeto Recife Férias também começa neste sábado (7). (Foto: Maurício Ferry/Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife promove várias ações no final de semana para a diversão de quem mora ou visita a cidade. Nesta sexta (6), o jogo do Brasil será exibido em telões de LED no Recife Antigo e em Boa Viagem . No sábado (7), há programações para as crianças em parques e museu. No domingo (8), tem oficina de Manejo de Cactos no Jardim Botânico, além de passeio pelo bairro da Encruzilhada.
 
Não faltam opções para quem quer assistir ao jogo do Brasil com muita torcida, emoção e também com estrutura nesta sexta. Só no Recife Antigo, além da Arena Torcida N.1 da Brahma, instalada no Cais Alfândega, a Prefeitura do Recife instalou um telão de LED no Boulevard Rio Branco para transmissão da disputa. Antes e depois do jogo, a animação fica por conta de Patusco. Também foram instalados banheiros e barracas de comidas e bebidas nas ruas próximas à Rio Branco. Em Boa Viagem, haverá uma estrutura gratuita com telão de LED e atração musical para acompanhar o jogo e festejar no Centro Esportivo Santos Dumont a partir das 13h. Em virtude deste jogo, equipamentos vinculados à Prefeitura do Recife como o Museu Murillo La Greca, o Museu da Cidade do Recife, o Paço do Frevo e o MAMAM vão fechar às 12h.
 
Para a criançada que já está de férias, a Prefeitura do Recife preparou várias programações especiais em diversos equipamentos de lazer da cidade. Já neste sábado o Parque Santana e o Santos Dumont recebem o projeto Recife Férias, com atividades esportivas e recreação das 15h às 18h.
 
Também pensando na folga dos pequenos, o Museu da Cidade do Recife, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife, tem atividades e diversão garantida. Munidos de cola e recortes de jornais e revistas, os visitantes da casa vão criar verdadeiros monstros marinhos na atividade programada para este sábado às 10h. É que alguns desses animais são vistos nas paredes, em mapas e nos belos azulejos holandeses expostos no Museu da Cidade do Recife, e são essas figuras que vão inspirar a criatividade dos pequenos. Vale lembrar que no tempo das grandes navegações, acreditava-se que bestas marinhas atacavam aqueles que se atreviam a se lançar nas vastidões oceânicas.
 
Além disso, o Museu da Cidade do Recife continua a promover, todos os sábados, o jogo O Forte e o Tempo, das 9h às 17h. Os visitantes interagem com a fortaleza de maneira diferente. Após conferir a exposição Cinco Pontas, eles podem jogar, respondendo perguntas para construir o seu próprio forte. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família. A entrada é gratuita. Mais informações: (81) 3355-9558 e 3355-9540 (visita com os educadores do museu devem ser agendadas por telefone).
 
Já o Museu Murillo La Greca receberá uma nova mostra neste sábado, a partir das 16h. Trata-se de uma exposição de mais de 100 livros de artistas intitulada Antes que as Traças nos Devorem com curadoria de Paula Borghi. A abertura contará com uma performance chamada Cobra Papel, às 17h, da artista Carol Azevedo - uma ação presencial realizada pela artista que compõe nova pele através de tatuagens temporárias.
 
Os visitantes do Murillo La Greca também podem conferir a exposição fotográfica Elo de Calé Azad. A mostra reúne 16 imagens retratando o abraço, em momentos cotidianos, e as diversas reações a esse gesto de carinho. O Museu Murillo La Greca abre de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 15h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3355-3128 e 3355-3129. A entrada é gratuita.
 
Na Rua da Aurora, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) segue com as exposições A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda de rock recifense, e ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa. A entrada é gratuita, e o horário de funcionamento é das 13h às 17h. Para saber mais: (81) 3355-6871.
 
Para fazer uma programação ao ar livre, uma dica é seguir as opções do projeto Olha! Recife. Neste sábado, o Olha! Recife de Ônibus vai sair da Praça do Arsenal, em frente ao Paço do Frevo, para o Alto José do Pinho. As inscrições ocorrem nesta sexta a partir das 9h, há 46 vagas. No domingo (8), a partir das 9h, será a vez do Olha! Recife a Pé no bairro da Encruzilhada. O grupo vai se encontrar no Mercado da Encruzilhada, em frente à porta principal. Neste caso, as inscrições também ocorrem nesta sexta mas há 70 vagas. Para os dois passeios, é importante levar um quilo de alimento não perecível. O Olha! Recife é um programa que consiste em levar à sociedade uma nova forma de lazer, agregada a oportunidade de obter um novo olhar sobre a cidade. Mais detalhes em: www.olharecife.com.br.
 
Quem curte estar no meio do verde poderá circular no Jardim Botânico neste domingo e conferir uma oficina de Manejo de Cactos. A atividade começará às 10h30 e vai ensinar técnicas de jardinagem específicas para o cuidado dessas plantas próprias de ambientes quentes ou áridos. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas e, para participar, é preciso ter mais de 10 anos. Trata-se de uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.