NOTÍCIAS

Cultura | 05.10.11 - 18h06

Guardas municipais iniciam curso de inglês e qualidade no atendimento

Ação é realizada pela Prefeitura do Recife com o objetivo de preparar os guardas para receberem melhor os turistas durante a Copa 2014

Os guardas municipais do Recife iniciaram nesta semana o curso de inglês instrumental e qualidade no atendimento. O objetivo da atividade pedagógica é preparar os guardas para receberem melhor os turistas estrangeiros que vierem à capital pernambucana durante a Copa do Mundo 2014. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Serviços Públicos e Administração.

Certificação – Ainda esta semana 40 taxistas e 20 guardas municipais participam de aplicação de teste pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de certificação para avaliar o conhecimento adquirido pelos profissionais durante os treinamentos. Os guardas municipais serão testados sobre normas de hospitalidade e segurança, já os taxistas farão provas sobre operações aritméticas, língua portuguesa, noções de trânsito, apresentação pessoal, manutenção do veículo, saúde, entre outros tópicos.
A aplicação das provas no Recife deverá ser utilizada na validação nacional das provas ABNT, que passam por um processo de reestruturação.

Os profissionais que forem aprovados receberão um certificado e uma carteirinha com validade de cinco anos. Os candidatos que não passarem no primeiro exame, poderão repeti-lo futuramente. “Todo diferencial do profissional que lida com turista é muito importante. Com a certificação, sabe-se que trabalhador está qualificado dentro da norma existente para a categoria”, falou a responsável pela aplicação da Certificação ABNT no Recife, Edna Ferreira.

A certificação é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) visando à Copa 2014. A partir da certificação o profissional recebe maior reconhecimento do mercado com relação a suas habilidades, contribuindo para melhorar a qualidade e aumentar a procura pelo serviço.