NOTÍCIAS

Cultura | 05.10.11 - 19h09

Prefeitura entrega mais 3,5 mil certificados a concluintes de cursos profissionalizantes

Entre os formandos estão 50 moradores dos conjuntos habitacionais Zeferino Agra e Várzea II qualificados e preparados para o mercado de trabalho

A Prefeitura do Recife entrega, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), os certificados de conclusão de curso a 3,5 mil estudantes das escolas profissionalizantes da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. São mais de três mil cidadãos que a PCR qualifica e coloca no mercado de trabalho nas áreas de Alimentação, Escritório, Recepcionista na Área da Saúde, Turismo, Industrial, Construção Civil, Higiene e Beleza, Idiomas e Artesanato.

Entre os concluintes estão 50 alunos moradores dos conjuntos habitacionais Zeferino Agra, localizado em Água Fria, e Várzea II, na Várzea, que receberão seus diplomas graças a uma ação conjunta das secretarias de Educação e Habitação. Os novos profissionais agora são qualificados em pastelaria, técnicas de vendas e atendimento administrativo, os três cursos com carga horária de 250h. Essa ação reforça o caráter inclusivo da proposta pedagógica das Escolas Profissionalizantes da Prefeitura, que têm o objetivo de qualificar para garantir acesso ao mercado de trabalho e geração de renda.

A entrega dos certificados para esses 50 formandos será realizada em dois momentos. Na turma de Atendente Administrativo, 25 alunos recebem os certificados na Escola Profissionalizante Magalhães Bastos, na Rua Francisco Lacerda, s/n, Várzea, às 14h30, desta quinta (6). Já, na sexta (7), às 14h30, os diplomas serão entregues aos formandos da turma de Técnicas de Venda e Pastelaria, na Escola Profissionalizante de Beberibe, na Rua Melânio de Correia, s/n, Beberibe.

79 mil vagas - Desde janeiro de 2009 até agora, 79 mil vagas em cursos profissionalizantes foram oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Rede Municipal de Ensino. A PCR forma cerca de 18 mil cidadãos qualificados para o mercado de trabalho, por ano. Em julho deste ano, a novidade foi o direcionamento de 80 vagas nos cursos de inglês e espanhol – que têm duração de um ano - para taxistas e profissionais que fazem atendimento aos turistas no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Cooperativa de Serviço de Taxi Comum do Aeroporto do Recife (COOPSTAR), visa a qualificar o atendimento aos turistas que a Cidade receberá no período da Copa do Mundo 2014, além de atender à demanda dos próprios profissionais, que diariamente recebem turistas estrangeiros. As aulas estão sendo ministradas no Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista.