NOTÍCIAS

Cultura | 05.10.11 - 20h50

Prefeitura realiza seminário sobre desenvolvimento econômico e inovação no Recife

Durante o evento acontecerá o lançamento do livro que contém o resultado do estudo sobre cadeias produtivas da cidade e serão anunciadas novas medidas na área

Considerando a importância de se aprofundar iniciativas que transformem o Recife em grande centro de serviços modernos, o Governo Municipal realiza o Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife, nesta quinta (06) e sexta-feira (07), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). O evento será aberto às 9h, pelo prefeito João da Costa, que também lançará o livro “Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas – Oportunidades de negócios para o município do Recife” e anunciará medidas da Prefeitura do Recife para estimular o desenvolvimento econômico do município a partir da inovação.

A iniciativa se justifica pelo fato de que o município necessita de um instrumento seguro para direcionar sua política de desenvolvimento econômico uma vez que Pernambuco passa hoje por um momento muito dinâmico em sua economia entrando num importante ciclo de crescimento nesta década”, afirma o prefeito. Nos dois dias do seminário os participantes terão oportunidade de conhecer as dez importantes cadeias produtivas do Recife, com alto potencial de inovação e de forma mais aprofundada a situação da Indústria Criativa, da Indústria de Equipamentos elétrico-eletrônicos e aparelhos médico-hospitalares e da Indústria farmacoquímica, farmacêutica e de rádio-farmacos. Essas foram as primeiras cadeias selecionadas para o estudo contido no livro que será lançado. Além das novas oportunidades no Recife e dos novos investimentos que estão sendo feitos no município.

Os participantes poderão ainda contribuir para o debate sobre que rumos e estratégias devem ser adotados pela atual gestão, levando em consideração o novo cenário econômico, para estimular o desenvolvimento econômico da cidade através do apoio à inovação. Dentre os assuntos abordados estarão a importância da inovação para o desenvolvimento econômico; o contexto econômico e a economia do Recife no Brasil do Século XXI; as perspectivas para o desenvolvimento do município tendo como base as informações adquiridas com a pesquisa sobre as cadeias produtivas principalmente as da Indústria Farmacoquímica, farmacêutica e rádiofármacos; Indústria de equipamentos elétricos, eletrônicos e aparelhos hospitalares; e a Indústria criativa.

As inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser realizadas pelo portal da Prefeitura do Recife. As palestras acontecerão, no primeiro dia, das 9h às 18h30 e na sexta-feira (07), das 9h às12h. Estarão à frente dos debates, dentre outros, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane; o pesquisador e consultor da UFPE, Abraham Sicsù; o gerente Departamento Regional Nordeste do BNDES, Fernando Castilhos; a economista Tânia Bacelar; o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes. Também participam como palestrantes o diretor do CGEE, Márcio Miranda; o pesquisador Sérgio Buarque; e o presidente do Porto Digital, Francisco Sabóya.

Pesquisa - A publicação “Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas – Oportunidades de negócios para o município do Recife apresenta um panorama da economia da cidade e reúne os resultados da pesquisa sobre três das cadeias produtivas com maior potencial de crescimento no Recife. O estudo, coordenado pelo economista Sérgio Buarque, foi realizado pelo CGEE, através de parceria entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE).

O estudo teve como objetivo levantar novas oportunidades de negócios e atração de novos investimentos para o Recife, além de apontar caminhos para incrementar a economia da Cidade. Apresenta um cenário onde se descortina as vantagens competitivas do Recife e os gargalos encontrados nas principais cadeias produtivas. O indicativo mais revelador da pesquisa é que o Município deve potencializar sua vocação de cidade provedora de serviços modernos com elevado grau de inovação e produtora de conhecimento científico.

A pesquisa em tela apresenta importantes indicativos para o incremento a economia do Recife. Demonstra, por exemplo, que a dinâmica da economia de Pernambuco tende a ter duas características principais: a alta concentração no sul da RMR e a elevada densidade de conhecimento e inovação tecnológica. Além disso, revela que o Recife deve potencializar sua vocação de cidade provedora de serviços modernos com elevado grau de inovação e produtora de conhecimento científico.

Como encaminhamentos desse primeiro estudo, serão formados comitês gestores por cadeia produtiva composta dos agentes produtivos numa parceria entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor e os centros de pesquisa com o objetivo de aperfeiçoar a política pública de desenvolvimento econômico da cidade focada nas suas características e potencialidades e na inovação científica e tecnológica como instrumentos de superação dos obstáculos enfrentados pelas cadeias produtivas.

Durante o Seminário, será lançado o livro “Inovações Tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas – oportunidades de negócios para o município do Recife (PE)”. A publicação reúne os resultados da primeira fase da pesquisa de cadeias produtivas do Recife, coordenada pelo Centro de Estudos Estratégicos – CGEE do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Novas medidas - Ainda no seminário serão anunciadas novas medidas da Prefeitura do Recife para estimular o desenvolvimento econômico e a inovação do município. Novas cadeias serão estudadas: gás, petróleo, off-shore naval; logística e serviços especializados de engenharia. Outra medida a ser anunciada pelo prefeito João da Costa é a decisão de enviar à Câmara Municipal projeto de lei estendendo ao bairro de Santo Amaro os benefícios de incentivos fiscais concedidos ao Porto Digital.

Também será dado apoio ao projeto de criação do pólo tecnológico de biotecnologia. A Prefeitura está reunindo esforços no sentido de identificar, apoiar e facilitar a liberação de área para instalação deste pólo. Por fim, a administração está promovendo a criação da Zona Especial de Desenvolvimento – ZEDE para abrigar o pólo tecnológico da indústria de eletroeletrônica e deverá realizar investimentos na infraestrutura de entorno.

Serviço:
Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
06 e 07 de outubro
Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), localizado na Avenida Cruz Cabugá, 767, bairro do Recife.
Inscrições: www.recife.pe.gov.br