NOTÍCIAS

Infraestrutura | 05.10.17 - 14h45

PCR elimina ponto de descarte irregular de lixo na Ilha do Joaneiro

img_alt

O trabalho desenvolvido pela Emlub contou com a parceria da comunidade (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife concluiu mais uma intervenção para acabar com pontos críticos de descarte irregular de lixo na cidade. Após um mês de trabalho, o município concluiu hoje (05/10) um conjunto de intervenções na comunidade da Ilha do Joaneiro, no bairro de Campo Grande, Zona Norte da capital. O trabalho foi desenvolvido pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), por meio projeto ‘Meu bairro eu também limpo’ que atua, através do esforço conjunto entre poder público e comunidade, na transformação de espaços degradados em áreas de convivência, devolvendo-os de cara nova para a população.

O espaço que era utilizado indevidamente para o descarte irregular de lixo fica na esquina das ruas Marcelon de Castro Lima e Alice Gomes, em um muro extenso que cerca um terreno baldio, na frente da Escola Municipal Santa Cecília, onde estudam 387 crianças do ensino fundamental. Com intuito de mudar este cenário, a comunidade da Ilha do Joaneiro solicitou o apoio da Assessoria Socioambiental (ASA), braço da Emlurb responsável pelas ações de educação ambiental.

“A coleta acontece. Todos os dias nós vemos o caminhão da Emlurb passando aqui e recolhendo o lixo, mas no dia seguinte o local já estava novamente parecendo um lixão, com todo tipo de entulho: sofá velho, mato, metralha, resto de comida e até animais mortos. Sabemos que isso é um problema de conscientização das pessoas, pois a prefeitura tem feito sua parte.” É o relato da diretora da Escola Municipal Santa Cecília, Fernanda Vasconcelos, que resume o problema socioambiental que tanto causava transtornos aos moradores da comunidade.

Em setembro, o trabalho da ASA na Ilha do Joaneiro começou com encontros e debates para assegurar o apoio e o engajamento de lideranças comunitárias, pais de alunos e da direção escolar, já que eles eram os maiores interessados na resolução da questão. A partir de então, a Emlurb definiu o plano de ação a ser executado na comunidade. Agentes socioambientais da ASA, juntamente com um grupo de alunos e funcionários da Escola Santa Cecília, realizaram ações porta-a-porta nas ruas Alice Gomes, Marcelon de Castro Lima e em suas transversais. Os grupos distribuíram material informativo com detalhes sobre o funcionamento da coleta e alertando os moradores sobre a importância da destinação correta do lixo para a saúde e bem estar de todos. A ação também contou com a participação de agentes da Secretaria Municipal de Saúde que realizaram o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

No final de setembro, após a limpeza completa e a remoção dos entulhos existentes no local, a Emlurb realizou juntamente com um grupo de alunos da Escola Santa Cecília plantio de mudas de Paudarquinho, árvore arbustiva que produz flores amarelas. O ato simbolizou a transformação de um espaço que estava degradada pelo lixo em um novo jardim adotado pelos próprios moradores.

“Todos os moradores estão engajados, nós já combinamos de trazer outras plantas para cá, a gente vai cuidar bem deste espaço. Agora vai ter fiscalização para que ninguém mais jogue lixo nesse muro, até porque não são os moradores daqui da rua que sujam, na verdade ver esta situação, o lixo espalhado pela rua, nos incomoda muito”, afirma a dona Edna Santos, 55, moradora da Ilha do Joaneiro desde os 15 anos. “Durante a noite vem muita gente de fora para despejar todo tipo de entulho aqui. Isso não será mais tolerado. Se alguém for visto, vai ter que dar meia volta com seu lixo”, concluiu Dona Edna, uma das moradoras mais engajadas na erradicação daquele ponto crítico.

Para marcar o encerramento das atividades na comunidade, nesta quinta, a Emlurb proporcionou um dia diferente e bem mais animado para os alunos da Escola municipal Professora Hélia Mª Pereira, na comunidade. Os agentes (ASA) levaram teatro de fantoches, brincadeiras e jogos educativos para os pequenos, que têm idade entre 4 e 5 anos. De maneira leve e descontraída, os atores ensinaram diversas lições sobre cidadania, organização e limpeza da cidade, separação de lixo e reaproveitamento de materiais recicláveis.