Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Turismo | 05.10.17 - 19h12

Recife ganha três novos voos internacionais

img_alt

Recife comemora um ano de atividade do hub da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional dos Guararapes com anúncio de novas rotas para Argentina e EUA. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um ano após implantação do hub no Estado, a Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (5) três novos destinos internacionais partindo do Recife. A partir do próximo ano ficará mais fácil viajar para as cidades de Rosário e Córdoba, na Argentina, e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. O evento para divulgar a ampliação da malha aérea aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e reuniu o prefeito Geraldo Julio, o governador do Estado, Paulo Câmara e o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, entre outros convidados. A expectativa é que os voos tenham início em março de 2018. 

Para o prefeito Geraldo Julio, a chegada dos três novos voos trará um impacto positivo para a economia da cidade. "A gente vai ter agora 57 voos da companhia Azul no nosso aeroporto. A maioria dos aeroportos no Nordeste, nesses últimos dois anos, registrou queda no número de passageiros e cancelamentos de voos que existiam. Já no Recife acontece o inverso, a gente aumentou o número de passageiros e de destinos", comemorou o gestor. 

A expectativa é que a implantação das viagens para Rosário e Córdoba estimule a chegada de turistas argentinos na cidade, o que ajuda a impulsionar a economia e o trade turístico local. "Isso vai ser muito importante para nós, porque essas pessoas vêm aqui e chegando à cidade os gastos e os investimentos que eles fazem geram empregos nos restaurantes, para os taxistas, nos hotéis em toda a economia. Isso é importante, porque são dois destinos que vão emitir mais turistas para cá", explicou. 

As cidades de Rosário e Córdoba, na Argentina, serão servidas com voos diretos, uma vez por semana, com as aeronaves Airbus A320neo, que têm capacidade para até 174 assentos. Fort Lauderdale, nos EUA, que já recebe voos diários da Azul desde Campinas, também ganhará operações partindo de Recife, duas vezes por semana, com as aeronaves Airbus A330, com capacidade para 271 assentos. No Brasil, as novidades estão no interior do Estado pernambucano, nas cidades de Serra Talhada e Caruaru.

Na avaliação do governador Paulo Câmara, a escolha de Pernambuco pela Azul tem rendido frutos tanto para a companhia aérea quanto para Pernambuco. "Essas conectividades são muito importantes agora porque vão aumentar o turismo argentino aqui, que já aumentou muito depois da parceria com Azul, e com os Estados Unidos também. Isso gera emprego, renda e alternativas. As pessoas quando vêm investir em Pernambuco olham a infraestrutura, a qualidade da mão de obra pernambucana, os incentivos e a conectividade", afirmou o chefe do Executivo estadual. "É o jogo do 'ganha-'ganha'. Ganha Pernambuco, ganha a Azul e, principalmente, ganha a população pernambucana", acrescentou.

Em solo recifense, o presidente da companhia aérea, John Rodgerson, comemorou o retorno dos investimentos trazidos pela implantação do hub no Estado. Segundo ele, os voos para Fort Lauderdale serão durante três dias da semana. "Cada dia teremos um voo indo para Flórida partindo daqui. O Recife hoje é mais conectado que cidades como Porto Alegre e Curitiba. A capital de Pernambuco virou o coração do Nordeste para nós", grifou o americano.

Além dos voos internacionais, a Azul também planeja voos para Serra Talhada e Caruaru. Os serviços devem ser iniciados após a certificação dos aeroportos para receber as aeronaves turboélices da companhia. 

O secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, pontuou que a Azul investiu no hub regional que vem dando excelentes resultados ao Estado.  "Pernambuco, pela primeira vez na história, superou Salvador no número de destinos diretos e, a partir de hoje, já sinaliza a instalação de grande hub internacional. Na medida em que a companhia aérea colocou seu primeiro voo internacional no Nordeste (para Orlando) no Aeroporto do Recife com uma única frequência. Hoje, já são quatro frequências semanais e é o melhor resultado econômico de toda malha da Azul no Brasil. Agora, eles apostam em mais um destino nos Estados Unidos", comemorou o titular da pasta.