NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 05.11.15 - 20h05

PCR inaugura galpão de triagem de materiais recicláveis

Com o início do funcionamento da nova unidade em Dois Unidos, nesta sexta-feira (06/11), chega a seis o número de cooperativas de catadores apoiadas pelo município

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inaugura, nesta sexta-feira (06/11), às 8h30, o sexto galpão para triagem de materiais recicláveis. A parceria, dessa vez, é com a Cooperativa Resgatando Vidas, formada por 30 catadores, que se junta às cooperativas Recicla Torre; Esperança Viva; Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres); Gusmão e Verde é Nossa Vida, que são apoiadas pela PCR.

O grupo, que já percorreu um longo caminho, formalizou-se este ano e participou de capacitação sobre cooperativismo, contabilidade e plano de negócios, promovida pelo CataForte, através  do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras. Enquanto se aperfeiçoava, fazia o recolhimento dos materiais recicláveis no Bairro do Brejo do Beberibe e realizava a triagem dos resíduos em um local sem a estrutura adequada, a céu aberto e sem nenhuma proteção.

Para apoiar as cooperativas, a PCR desenvolve uma série de ações que são articuladas pela Emlurb e pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDE).  O órgão de manutenção e limpeza urbana realiza a doação de todo o material reciclável coletado na cidade, colabora com o desenvolvimento de projetos, convênios e contratos que beneficiem os núcleos de triagem, além de realizar campanhas educativas de coleta seletiva e buscar parcerias para doações de mais materiais. O objetivo é contribuir para que o material recebido se transforme em geração de renda para as cooperativas.

A partir de um trabalho conjunto, a SDE tem atuado na gestão dos galpões de triagem, realizando treinamentos e capacitações e buscando a viabilização de parcerias, além da aquisição de equipamentos com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura com base na política nacional de resíduos sólidos. No último mês, a SDE transferiu os catadores das cooperativas Esperança Viva e Verde é Nossa Vida para galpão de triagem na Avenida Sul. Além disso, nesta última quinta-feira (5), foi publicado o edital de licitação para aquisição de equipamentos para a Central de Triagem de Resíduos Sólidos, localizada no Arruda.

COLETA SELETIVA - A coleta seletiva na cidade do Recife é viabilizada através de oito caminhões que fazem os circuitos a partir das 8h da manhã, uma vez por semana, de segunda a sábado, nos 53 bairros atendidos pelo serviço e onde acontece a coleta domiciliar em dias alternados. Até setembro deste ano, foram recolhidas aproximadamente 2,8 mil toneladas de material reciclável, o que representa uma média mensal de 240 toneladas.  Com o trabalho, o município espera ampliar o alcance dos materiais destinados à reciclagem, que já passou de 0,53%, em 2012, para 1,4%, este ano.

PROJETO ECORECIFE – Lançado em 2013 pela Prefeitura do Recife, o Projeto EcoRecife surge de uma preocupação geral com o meio ambiente e as práticas sustentáveis para evitar danos à natureza e, consequentemente, à população. A ação busca redirecionar melhor o descarte do lixo, melhorando a coleta dos resíduos na cidade.  O projeto contempla, além das políticas públicas, equipamentos de limpeza urbana, bem como ações de educação ambiental, com a ideia de reforçar a conscientização e aperfeiçoamento da coleta domiciliar e incentivar o descarte correto do lixo reciclado.