NOTÍCIAS

Mobilidade | 05.11.15 - 15h48

Zona Oeste ganha nova ciclofaixa permanente a partir da segunda-feira (9)


Com 3,2 quilômetros de extensão, a Ciclofaixa Antônio Curado vai permitir a ligação entre os bairros do Engenho do Meio e Cordeiro. Além disso, ela estará conectada a outras rotas e vai possibilitar a ligação de 10 bairros da Zona Oeste até a Zona Sul por uma rede ciclável de 20 kms

A partir da segunda-feira (9), a Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai beneficiar a Zona Oeste da cidade com uma nova ciclofaixa. A Rota Antônio Curado terá 3,2 quilômetros de extensão e funcionará de forma permanente, permitindo a ligação entre os bairros do Engenho do Meio e Cordeiro. A rota também vai atender a pontos de interesse relevantes da região, como o Terminal do Engenho do Meio, Praça do Engenho do Meio e a Sudene, além de dar acesso ao Hospital das Clínicas e à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O equipamento também vai se interligar com outras rotas e vai permitir a conexão de dez bairros, através de uma rede ciclável que chega a 20 quilômetros. O projeto foi elaborado seguindo as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR) e vai compor a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios da RMR.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação da nova rota é um passo importante para que seja dada continuidade à construção de uma rede cicloviária extensa e funcional, que atenda a pontos de interesse público. "Além da nova ciclofaixa Antônio Curado, que terá conexão com a rota já existente do Cavouco, vamos implantar duas novas rotas nos bairros do Cordeiro e de Jardim São Paulo ainda este ano. Com isso, considerando que já existem ciclofaixas na Avenida do Forte e na Rua Arquiteto Luiz Nunes, será possível conectar a Zona Oeste à Zona Sul, através de uma rede ciclável de mais de 20 quilômetros ", comenta. No total, a conexão da região atenderá a dez bairros: Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

A Ciclofaixa Antônio Curado terá fluxo bidirecional e vai realizar um percurso entre as ruas Gaspar Perez, Mauricéia, Manoel Estevão da Costa , Antônio Curado e José dos Santos, onde está localizado o Terminal do Engenho do Meio. Todo o percurso que compõe a nova rota terá sinalização vertical e horizontal, com tachões realizando a delimitação da via. Apenas um pequeno trecho de aproximadamente 200 metros, localizado na parte mais estreita da Rua Mauricéia, receberá tratamento de ciclorrota. Nesse caso, haverá sinalização vertical alertando os condutores de que o trecho será compartilhado com o fluxo de ciclistas. Ainda para possibilitar a implantação da rota, o ponto de táxi localizado na Rua Mauricéia será realocado para a Rua Emiliano Braga. O projeto ainda prevê, atendendo aos pedidos da comunidade, a revitalização de toda a sinalização viária das vias beneficiadas pela ciclofaixa e a implantação de um semáforo no cruzamento da Avenida Mário Álvares Pereira de Lyra (Canal do Cavouco) com a Rua Manoel Estevão da Costa (que é a continuação da Rua Antônio Curado). O equipamento terá fases exclusivas para veículos, pedestres e ciclistas.

A fiscalização da ciclofaixa será realizada por agentes de trânsito em viaturas e motos, através de rondas periódicas. A CTTU destaca a importância do respeito às leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada exclusivamente aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem sobre a ciclofaixa ou forem flagrados circulando sobre o equipamento estão passíveis de multa grave e gravíssima, no valor de R$127,69 e R$574,62 e 5 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), respectivamente.

REDE CICLOVIÁRIA COMPLEMENTAR - A Prefeitura do Recife realizou a prospecção de novas rotas cicláveis em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR). As rotas irão compor a Rede Cicloviária Complementar, que está sendo projetada de forma que as novas rotas cicláveis se conectem com as já existentes e com Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

Além da rota Antônio Curado, no Engenho do Meio, estão previstas para serem implantadas ainda em 2015 as rotas Inácio Monteiro, no bairro do Cordeiro e rota de Jardim São Paulo. Também está em fase de execução a ciclovia da pista leste da Via Mangue, que tem previsão de entrega para o início de 2016. O equipamento será integrado a uma nova ciclofaixa na Avenida Antônio Falcão, realizando a conexão entre a Via Mangue e a Avenida Mascarenhas de Moraes. Ainda para compor a malha ciclável do município, está sendo construída uma nova ciclovia no canal do Arruda, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2016. Atualmente o Recife possui uma malha ciclável de 33 quilômetros de extensão. Em 2014, duas novas rotas foram implantadas na Avenida Arquiteto Luiz Nunes, no bairro de Afogados, e na Rua Marquês de Abrantes, em Campo Grande.