NOTÍCIAS

| 05.12.13 - 10h46

Futsal infantil encerra Jogos Escolares do Recife nesta quinta-feira

Competição termina no Geraldão com times de estudantes com até 17 anos. Jogos começaram duas semanas atrás e reuniram 760 alunos de 28 escolas municipais. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

As quartas de final, semifinais e finais do futsal na categoria infantil finalizam os Jogos Escolares do Recife nesta quinta-feira (5). O evento é realizado pelas Secretarias de Esportes e Copa do Mundo e de Educação do município. A disputa começou em 21 de novembro e reuniu 760 alunos de 28 escolas. As partidas de encerramento são abertas ao público e acontecem nas quadras externas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, das 8h às 12h.

Neste último dia de jogos competem atletas das escolas Antônio Heráclio do Rêgo (Fundão), Professor Nilo Pereira (Casa Amarela), Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), Karla Patrícia (Boa Viagem), São Cristovão (Brejo da Guabiraba), Professora Almerinda Umbelino de Barros (Vasco da Gama), Luiz Vaz de Camões (Ipsep) e Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões).

Na manhã desta quarta-feira (4), cerca de 100 estudantes jogaram as finais das categorias pré-mirim e mirim do futsal, também no Geraldão, na Avenida Mascarenhas de Moraes. No pré-mirim masculino do futebol de salão, com atletas de até 12 anos, o vencedor foi a Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire (Dois Irmãos). Em segundo lugar ficou a Nadir Colaço (Macaxeira) e, em terceiro, a Professor Antônio de Brito (Mustardinha).

Já na categoria mirim masculino, para estudantes de até 14 anos, a escola campeã foi a Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), seguida pela Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões) e Dom Bosco (Jardim São Paulo).

A última categoria disputada na manhã desta quarta-feira foi a infantil, com alunos de até 17 anos. Os jovens competiram divididos em quatro grupos, que jogaram as oitavas de final do futsal nos Jogos Escolares do Recife.

Participaram ainda das atividades desta quarta as escolas Paulo IV (no bairro da Linha do Tiro), Maria Sampaio Lucena (UR-1 Cohab), Cícero Franklin Cordeiro (UR-5 Ibura), Octavio de Meira Lins (Vasco da Gama), Municipal da Iputinga, Pedro Augusto (Soledade), Oswaldo Lima Filho (Pina), Vila Sésamo (Ibura/Cohab), Olindina Monteiro (Dois Unidos) e Dr. Rodolfo Aureliano (Várzea).

AVALIAÇÃO - A promoção da cidadania foi um dos resultados das competições. “Em momentos como esses os estudantes podem identificar seus pares e integrar-se com diferentes realidades da cidade. Nós estamos auxiliando esses jovens a se tornarem cidadãos, por meio de regras que a prática de esportes oferece para o dia a dia dos alunos”, avaliou Ângelo Santos, coordenador Geral do Programa Segundo Tempo, da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife.

O estudante José Fernando da Silva, do 8º ano da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, comentou que a atividade física lhe trouxe vários benefícios, que vão além da melhora de sua condição física. “Praticar esportes me ajuda a fazer muitos amigos. Gosto de conhecer novas pessoas e disputar dentro das regras do futebol de salão. O futsal permite que eu tenha uma vida mais saudável.”