Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.12.16 - 17h41

Profissionais se reúnem para discutir Saúde Mental e luta antimanicomial, no Recife

img_alt

Cerca de 180 trabalhadores da Saúde do Recife participam do evento (Foto: Cortesia)

 

Até amanhã (6), profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife se reúnem no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), dentro do III Encontro Municipal da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), para discutir assuntos relacionados à Saúde Mental. O tema do evento deste ano é “Atenção Integral e Ação Intersetorial no Cuidado à Saúde Mental, Álcool e outras drogas”. Representantes do Ministério Público Federal, do Fórum dos Trabalhadores, do Conselho Municipal de Saúde, do Movimento Antimanicomial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde de Pernambuco também participam do evento.

Na abertura, o grupo teatral do Consultório de Rua apresentou um esquete com tema "Sou quem sou, porque somos todos nós". O secretario de Saúde do Recife, Jailson Correia, ressaltou a importância do encontro, no qual experiências vivenciadas são subsídios para o fortalecimento da rede, inclusive com a luta contra o modelo manicomial. "Neste Natal, Recife não terá ninguém internado em hospitais de modelo manicomial, pela primeira vez na sua história", afirmou o secretário.

A ex-moradora de rua Diva Oliveira, de 34 anos, usuária da rede, participou da abertura do evento e disse que acredita no modelo adotado pela atual gestão. "O Jandira Masur é a minha casa, é o recomeço da minha vida", disse Diva.

Na terça- feira (6), o tema principal das plenárias será no âmbito da luta antimanicomial: ‘Trocas de experiências sobre a Experiência de Desinstitucionalização em Recife: uma cidade sem manicômios.’