NOTÍCIAS

Cultura | 06.01.15 - 14h50

Agendamento de consultas ganha ferramenta para agilizar comunicação com usuários do Recife

Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância da atualização do cadastro

O usuário da rede municipal do Recife que marcar uma consulta com um especialista, será avisado do agendamento, a partir de agora, através de uma mensagem no telefone celular (SMS). A novidade foi implantada pela Secretaria Executiva de Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde, entre outros motivos, para evitar que os pacientes percam a consulta. É necessário que os usuários mantenham o Cadastro Nacional de Saúde (Cartão SUS) atualizado, para receber o comunicado.

Com a nova ferramenta, o paciente receberá a mensagem pelo celular cerca de 24 horas após a marcação, com informações de data, hora e local do seu atendimento. A mensagem de texto também será enviada ao usuário cinco dias antes da data da consulta. Atualmente, cerca de 40 mil procedimentos são agendados por mês pela Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária executiva de Regulação, Fernanda Casado, além da comodidade, o envio de SMS vai colaborar com a abstenção nas consultas marcadas, que, segundo ela, geram um desequilíbrio na oferta dos procedimentos. “A ausência do usuário desencadeia um crescimento progressivo da demanda reprimida, aumentando as filas. E para evitar que isso aconteça, é fundamental que os pacientes mantenham seu cadastro atualizado nas unidades de saúde, pois, assim, haverá o correto recebimento do SMS", alertou a secretária.