Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 06.02.17 - 20h05

Recife ganha novos pontos para prática de mergulho de naufrágio

img_alt

Na tarde desta segunda (6), o prefeito Geraldo Julio fez o lançamento do projeto Mergulhe Pernambuco que vai afundar, propositalmente, quatro rebocadores fora de operação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A cidade do Recife é considerada, segundo os mergulhadores, um dos melhores locais para a prática de mergulho no país. Para aumentar ainda mais a capacidade de atração de turistas, e fortalecer essa imagem, foi lançado, na tarde desta segunda-feira (6/02), o projeto Mergulhe Pernambuco, que vai ampliar a área do Parque de Naufrágios Artificiais do estado, com o afundamento de quatro embarcações  na Plataforma Continental de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou do evento, onde ressaltou a importância do projeto que vai gerar um fluxo maior de turistas, além de fomentar a economia da cidade.

"É o fortalecimento do Recife como o parque de mergulho em naufrágios mais conhecido do Brasil".

"É o fortalecimento do Recife como o parque de mergulho em naufrágios mais conhecido do Brasil. Isso é uma coisa muito importante,pois já temos aqui pertinho, em Noronha, um dos cinco polos de mergulho do mundo e agora fortalecemos o Recife com esse naufrágio, com o Governo do Estado em parcerias com instituições ambientais, com a prefeitura,  com um projeto muito bem feito, demonstrando que é possível o desenvolvimento econômico com respeito e preservação ao meio ambiente. Estamos muito felizes que o Recife esteja sendo fortalecido como parque de mergulho, fazendo com que possamos atrair ainda mais turistas com uma estrutura muito bem montada, maior e melhor", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O projeto Mergulhe Pernambuco vai viabilizar, nesta quarta-feira (8) o afundamento de quatro rebocadores fora de operação, sendo três deles que serão submergidos juntos a 13km da costa, numa ação inédita no país, e outro com 26 metros de comprimento será afundado a 200m de outro barco naufragado propositalmente em 2006. A iniciativa contou com um estudo prévio feito pela equipe de biologia e oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, que mapeou os locais de afundamento bem como garantiu a estabilidade do meio marinho.

 

Segundo o Secretário de Turismo, Esportes e lazer de Pernambuco, Felipe Carreiras, a iniciativa vai promover o fortalecimento da imagem do Recife no turismo de aventura. "Recife já era considerada a capital brasileira do mergulho de naufrágio, agora vamos ficar com um potencial muito maior, para o Brasil e para o mundo. De cada cinco turistas que procuram o Brasil, um  procura aventura. Não temos dúvidas que vamos consolidar ainda mais o Recife como um destino turístico, incrementando ainda mais o fluxo de pessoas que procuram esse tipo de atividade", afirmou.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, também comentou a importância do projeto para a cidade:"Criamos um novo atrativo,um novo produto turístico a ser oferecido, já que o segmento de mergulho, turismos de mergulho e aventura é muito procurado, tornando o Recife a capital Brasileira do mergulho em naufrágio. Passamos a ter mais esse atrativo na nossa cidade."

ASSUNTOS: