Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.02.17 - 13h05

UPAE do Arruda recebe mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife

img_alt

Orientações sobre prevenção do câncer também estão sendo oferecidas (Foto: Cortesia)

 

Nesta segunda-feira (06), a UPAE do Arruda recebe o caminhão equipado com o mamógrafo da Prefeitura do Recife. O exame está disponível para a mulher com idade entre 50 e 69 anos – faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. “Para fazer a mamografia não há necessidade de marcação prévia, basta atender os critérios do Ministério”, informa a coordenadora geral da unidade. Adriana Bezerra.  Também nesta segunda, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção do Câncer, a UPAE promove palestras educativas.

As palestras aconteceram pela manhã e continuarão no período da tarde, nas salas de espera. Pela manhã, um dentista especialista em estomatologia orientou os usuários da unidade sobre prevenção do câncer de boca. À tarde, uma nutricionista vai falar sobre alimentação saudável para prevenção do câncer. O mamógrafo atendeu 30 mulheres, das 8h às 12h, e outras 30, serão atendidas das 13 às 17h. É preciso levar o cartão do SUS, documento oficial e comprovante de residência.

O resultado do exame será entregue na própria UPAE o os casos positivos serão referenciados para confirmação do diagnóstico e para unidades de tratamento.