Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 06.02.20 - 12h10

Final de semana celebra Dia do Frevo e cidade fervilha com prévias gratuitas

img_alt

Festejado no domingo (9), Dia do Frevo terá programação especial que inclui concurso de Rei e Rainha do Carnaval, apresentações de Edson Rodrigues e Bloco das Flores no Aurora dos Carnavais. Paço do Frevo traz Hamilton de Holanda com Amaro Freitas Trio. Programação inclui mais de uma dezena de eventos (Foto: Anderson Stevens/PCR)

 

O final de semana será repleto de folia gratuita no Recife com muitas opções para os brincantes de todas as idades. Para os turistas, o Olha! Recife fará uma imersão na cidade com passeio de barco na companhia de um bloco de Carnaval. Na rua da Moeda, a sexta-feira de noite será marcada por mais um ensaio coletivo das Nações. No sábado, a Praia de Boa Viagem vira cenário do Carnaval mais inclusivo do Brasil com animação especial no Praia Sem Barreiras. O Pátio de São Pedro também será palco da disputa mais acirrada dos festejos de Momo, onde serão eleitas as majestades do Carnaval 2020. Confira a programação.

SEXTA-FEIRA (7)

Paço do Frevo terá Hamilton de Holanda e Amaro Freitas Trio - Na sexta-feira (7), a Hora do Frevo recebe o Amaro Freitas Trio com o trabalho que constrói o diálogo entre o jazz e a música brasileira, incluindo frevo, samba, maracatu, baião e ciranda. Para reforçar os encontros sonoros do frevo, o trio formado por Amaro Freitas (piano), Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), convida o premiado bandolinista Hamilton de Holanda para apresentar um show inédito, com repertório autoral, promovendo o encontro de novas possibilidades para a musicalidade do frevo. Os dois compositores já têm enfatizado a presença do frevo nos seus trabalhos, Amaro Freitas com as músicas “Encruzilhada” e “Paço”, gravadas nos discos Sangue Negro e Rasif; e Hamilton de Holanda com composições como “Frevo Carioca”, “Frevinho” e “Tá achando que tá devagar?”. O show ocorre às 12h, no hall de entrada do Paço, com

Pátio de São Pedro terá Final do Concurso de Reis e Rainhas do Carnaval do Recife - A noite marca a finalíssima no inédito concurso de Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife 2020. Além deste concurso, uma segunda competição elegerá os representantes do mais alto clero momesco toma conta da programação das prévias oferecidas pela Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (7). A partir das 18h, 26 aspirantes à realeza do Carnaval 2020 desfilarão alegria, brilho e frevo no pé no Pátio de São Pedro, num evento gratuito e aberto ao público.

Participarão da semifinal 11 candidatos a Rei e 15 postulantes a Rainha, de várias partes da cidade. Alguns concorrem pela primeira vez e outros são veteranos, colecionando várias participações na disputa, como a jovem Tatiana Melo da Silva, que já tentou sentar no trono da folia recifense 12 vezes. “É meu sonho. Não vou desistir dele”, persevera.

Rua da Moeda com Ensaio Coletivo de Nações para o Tumaraca - A rua da Moeda será palco de mais um encontro de Nações de Maracatu e o evento visa acertar o baque para o Tumaraca, encontro de Nações que acontece dia 20 de fevereiro, no Marco Zero. No palco, os mestres das Nações Tupinambá, Porto Rico e Almirante do Forte irão se reunir ao Coral Voz Nagô e reger os batuqueiros. Em palco, também estarão membros do coco Raízes de Arcoverde e, ao lado de Marrom Brasileiro, são os convidados especiais do espetáculo de nações deste ano. O ensaio acontece a partir das 19h.

SÁBADO (8)

Carnaval Sem Barreiras na praia de Boa Viagem - No sábado pela manhã, a animação chega ao Projeto Praia sem Barreiras e leva a mais tradicional festa de Recife para as pessoas com e sem deficiência ao local, que fica na altura da Bruno Veloso. Além do banho de mar assistido, haverá animação de orquestra de frevo para animar os foliões do Carnaval inclusivo.

Olha! Recife tem passeio de barco com bloco - Nos dias 8 e 15 de fevereiro tem dobradinha do Olha! Recife no rio, um passeio de catamarã que mostra a cidade por uma perspectiva diferente. Os inscritos contarão com uma participação especial nestes dois passeios: um bloquinho, que vai cantar muito frevo direto do Rio Capibaribe. O passeio parte às 9h do Cais das Cinco Pontas e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo http://www.olharecife.com.br/.

Concurso de Passistas - O aniversário do Frevo é comemorado neste dia 09 de fevereiro e para festejar a data, a Prefeitura do Recife realiza mais uma edição do Concurso de Passistas. A disputa acontece no tradicional palco do Pátio de São Pedro, neste final de semana (08 e 09.02) sempre a partir das 17h, e recebe este ano um total de 61 participantes. Os inscritos se apresentarão em duas categorias: Juvenil e Adulto, feminino e masculino, além do Passista de Rua, com uma premiação que varia entre R$ 1.800 e R$ 840,00. 

Paço do Frevo - No sábado (8), serão realizados outros lançamentos literários da Cepe Editora: o livro "Frevo: Transformações ao longo do passo", do historiador Climério de Oliveira e do músico e professor Marcos Ferreira Mende (Marcos FM), estará ao lado do livro "Arranjando Frevo de Bloco", também de Marcos FM. O duplo lançamento acontecerá a partir das 15h, com apresentação musical de Climério e orquestra, além da sessão de autógrafo. 

Tumaraca terá Ensaio do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão – O Raízes de Pai Adão é uma das 13 nações que compõem o Tumaraca, espetáculo que reunirá as agremiações em grande espetáculo no Marco Zero, no dia 20 de fevereiro. No sábado, a partir das 19h, a nação ensaia em sua sede ao lado do Coral Voz Nagô e dos convidados especiais Coco Raízes de Arcoverde e Marrom Brasileiro, convidado especial desta edição. Endereço – Rua Estrada Velha de Água Fria, 1664.

 

DOMINGO (9) – DIA DO FREVO

Olha! Recife terá passeio de bicicleta para percorrer circuito do frevo - Quem curte um passeio sobre duas rodas não pode perder o Olha! Recife pedalando, no dia 09/02. O roteiro turístico de bike vai passar por estátuas e locais referências do Carnaval, como a Sede do Bloco Galo da Madrugada, a escultura de Eneias Freire, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço, entre outros. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo http://www.olharecife.com.br/

Paço do Frevo terá Maestro Spok - No domingo do frevo (9), a programação terá sua apoteose com o Maestro Spok comandando uma série de três apresentações do projeto Roda de Frevo. Para a Roda, Spok convidará músicos e arranjadores para homenagear maestros, compositores e cantores do frevo pernambucano, além de executar canções e arranjos inéditos.

Os passistas do projeto “Trajetos e Trejeitos”, com direção de Alisson Lima, que conduzirão a festa junto a Spok, traduzirão o frevo tocado no palco em movimentos na rua. O trabalho inclui e explora um vocabulário com movimentos nos planos baixo, saltos, giros e pirotecnia, aproximando o passista à liberdade do movimento, de “fazer o passo” de acordo com seu corpo e seu estilo. A festa ocorre em frente ao Paço, a partir das 14h, aberta ao público, e promete ser um grande encontro com a comunidade de artistas e foliões do frevo e do Carnaval.

Aurora dos Carnavais leva lirismo ao Bairro de Santo Amaro - O domingo (9) será movido a muito lirismo e poesia na Rua da Aurora. Há 21 anos, o movimento cultural Aurora dos Carnavais promove um cortejo de blocos líricos à beira do rio Beberibe embalado pelas bandas de pau e corda. Com apoio da Prefeitura do Recife, este ano, 26 blocos vão desfilar, entre eles o homenageado do Carnaval do Recife, Bloco das Flores e o Flor de Lira, que completa 100 anos de fundação. A festa começa às 15h30 com um cortejo de flabelos em companhia da Orquestra Frevo É que partem do Monumento Tortura Nunca Mais rumo ao palco, montado à altura do Banco Central (após as quadras da Rua Aurora). Na programação musical, tem a presença da Orquestra e Coral Evocações, com regência do maestro e maestrina Barbosa e Ana Silva, show com Paulo da Hora, Coral Talto do Frevo e Coral Edgar Moraes. Maestro Edson, outro homenageado do Carnaval recifense, se apresenta com o Bloco Cordas e Retalhos.

Concurso de Passistas – O domingo marca o segundo dia de disputas pelo Concurso de Passistas, que começa a partir das partir das 17h.