Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 06.02.20 - 14h57

Prefeito Geraldo Julio: “Creche-Escola do Alto do Mandu é esperança de futuro melhor para a comunidade”

img_alt

Nesta quinta (6), o prefeito Geraldo Julio a nova unidade com capacidade para atender 150 crianças de até cinco anos. Essa é a 16ª Creche-Escola entregue na gestão e a 21ª nova unidade educacional, somando com as cinco novas sedes de escolas abertas, além de outras 17 que foram requalificadas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os primeiros anos de vida são cruciais no desenvolvimento de uma criança e a escola é parte importante desse processo. É onde acontece o desenvolvimento integral compreendendo os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Para 150 crianças do Alto do Mandu, Zona Norte da cidade, o direito a uma educação de qualidade na infância virou realidade. Nesta quinta-feira (6), o prefeito Geraldo Julio entregou para a comunidade local, a Creche Escola-Recife Alto do Mandu, que vai atender crianças de 1 a 5 anos. Essa é a 16ª Creche-Escola inaugurada na gestão, todas no modelo Escola do Futuro adotado pela Prefeitura do Recife. 

O prefeito Geraldo Julio reiterou a importância do equipamento para as famílias. “Entregamos hoje mais uma creche para o Recife, com essa já são 21 unidades de ensino, entre creches e escolas, construídas pela nossa gestão. Esta unidade vai atender 150 famílias. Era um sonho para a população, vai oferecer a esperança de um futuro melhor para essa comunidade. É um equipamento que não deixa nada a dever a creche particular nenhuma do Recife. Estou muito feliz com essa inauguração”, destacou. 

Além de 16 creches, outras cinco novas sedes de escolas foram entregues, totalizando 21 novas unidades, além de outras 17 que foram totalmente requalificadas, desde o início da gestão do prefeito Geraldo Julio. O imóvel foi cedido pelo Governo de Pernambuco e a Secretaria de Educação requalificou a unidade no modelo Escola do Futuro, que preza pelo padrão estrutural e pedagógico em seus equipamentos. Com 753,30 m2 de área construída, a nova unidade possui acessibilidade garantida para os estudantes com deficiência, salas climatizadas, banheiros adaptados para a faixa etária e área de lazer. 

"Estamos muito felizes, porque nós estamos recebendo mais 150 alunos para nossa rede do Recife. Uma unidade que vai atender a comunidade, era uma expectativa muito grande para todos. Nossas creches são focadas na ludicidade, incentivando o desenvolvimento autônomo das nossas crianças nesta fase tão essencial que é a Primeira Infância. Os recursos tecnológicos e lúdicos despertam nos pequenos a curiosidade e o desejo de construir conhecimentos específicos", declarou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

A unidade conta ainda com  5 salas de aula, pátio coberto, área de recreação, lactário, fraldário, cozinha, dispensa, banheiros acessíveis, lavanderia, secretaria, salas de professores, de coordenação, de direção, almoxarifado e copa para os funcionários. Entre os recursos pedagógicos disponibilizados estão os kits do Brinqueducar, mesas educacionais, playground, entre outros. A unidade iniciará o ano letivo atendendo a 113 crianças de 1 a 5 anos, podendo chegar a 150 alunos, dependendo da demanda da comunidade.  

Severina Gonçalves acompanhou o neto em seu primeiro dia de aula e estava ansiosa. “O espaço está muito bom, muito organizado. Espero que ele se adapte, porque é a primeira vez na escola, sem o convívio da família, mas eu tenho certeza que ele vai ficar bem. Esperamos muito por essa o oportunidade, uma escola para nossas crianças, e finalmente ela chegou. Achei tudo muito lindo, estão todos de parabéns.  

Deivison dos Santos é pai dos gêmeos Nicolas e Valentina de 3 anos, também era só emoção. “Meu sentimento é de gratidão, porque é um benefício para toda a comunidade de Alto do Mandu e de toda a região. Espero que possa beneficiar muitos pais. Meus filhos estavam estudando em uma escola particular, mas infelizmente eu fiquei desempregado e ficou difícil continuar pagando. Gostei de tudo o que vi hoje, as salas bonitas, as monitoras e professoras nos receberam muito bem, espero que continue daqui para melhor”, afirmou.