NOTÍCIAS

| 06.03.14 - 17h19

Dia Internacional da Mulher: Caminhão com mamógrafo móvel visita Upinha em Casa Amarela

[caption id="attachment_44258" align="alignleft" width="680"] Mulheres entre 50 e 69 anos podem fazer o exame. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)[/caption]

Um caminhão que ajuda na prevenção do câncer de mama ficou estacionado, durante esta quinta-feira (6), na área externa da Upinha 24h - Moacyr André Gomes, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A iniciativa é da Prefeitura do Recife e vai acontecer ao longo desta semana – em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – também em outras unidades de saúde da cidade, com ações que ocorrerão até a próxima quinta-feira,13.

Miriam Rebouças, de 57 anos, é moradora do Morro da Conceição e foi uma das mulheres que veio fazer o exame. “É simples e muito rápido. Toda mulher tem de fazer o exame, porque é muito importante para detectar a doença enquanto ainda está no início, para ter 90% de chance de ser curada”, alertou a dona de casa.

O exame de mama é como se fosse um raio-x, e dura de cinco a sete minutos. Como o equipamento é digital, a imagem aparece na hora na tela do computador. Depois disso, todas as imagens detectadas são levadas para a clínica, onde são feitas as análises. “No dia marcado, a paciente deve ir pegar o resultado na unidade onde fez o exame. Depois, é só marcar a consulta com o especialista”, orientou a técnica em radiologia Fernanda Carla. Somente as mulheres que estão dentro do grupo de risco indicado pelo SUS – entre 50 e 69 anos – podem fazer o exame no caminhão.

Como mora ao lado da Upinha, Maria das Neves, de 69 anos, aproveitou para fazer logo a prevenção. “Depois dos 15 anos de idade a gente tem que começar a fazer todo tipo de exame, para viver um pouco mais”, brincou. Ruth da Silva, 53 anos, soube da ação através de uma vizinha. “Gostei muito daqui. Vim fazer porque minha vizinha fez e me falou. As atendentes são muito atenciosas com a gente”, afirmou. O resultado de quem fez o exame nesta quinta-feira (6) deve estar pronto no próximo de 27 de março.

 

DISTRITO SANITÁRIO

DATA

UNIDADE/LOCAL

Distrito Sanitário I

07 de março

Sesc

Distrito Sanitário II

11 de março

Policlínica Salomão Kelner – Água Fria

Distrito Sanitário III

6 de março

Upinha Moacyr André Gomes – Casa Amarela

Distrito Sanitário IV

13 de março

Unidade Básica de Saúde Joaquim Cavalcanti - Torrões

Distrito Sanitário V

10 de março

Unidade Básica de Saúde Bido Krause - Totó

Distrito Sanitário VI

12 de março

Unidade Romildo Gomes - Imbiribeira