NOTÍCIAS

| 06.03.15 - 15h54

Prevenção para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Ações de saúde estão ocorrendo nas unidades do Recife

A comemoração do Dia Internacional da Mulher na Secretaria de Saúde do Recife é sinônimo de prevenção. Nesta sexta-feira (06), dentro da programação montada para homenagear as mulheres, diversas ações de saúde foram ofertadas na Unidade de Saúde da Família – USF São José do Coque e na Central de Alergologia do Recife.

No Coque, as usuárias passaram por testes rápidos de HIV e aferição de pressão. As mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizaram exames de mamografia, oferecidos no caminhão equipado com mamógrafo móvel. Segundo Miriam Leite, técnica do mamógrafo móvel, as mulheres estão mais conscientes. “Vejo muito mais mulheres que sabem da importância de realizar exames, de procurar um médico e que se cuidam mais”, relatou.

Cerca de 40 mulheres, entre funcionárias e pacientes, assistiram a palestras ministradas na Central de Alergologia. Entre os temas estavam Direitos da Mulher, o Papel da Mulher na Sociedade e Violência Contra a Mulher. A empregada doméstica Josineide da Silva, 35 anos, participou das discussões e aprovou. “É interessante aprender mais sobre nossos direitos.”

O gerente da Central, Carlos Henrique, explicou que ações como essa são importantes para aumentar a autoestima das mulheres e para conscientizar sobre seus direitos. As ações comemorativas do Dia Internacional da Mulher vão até o fim de março e acontecerão em todos os Distritos Sanitários do Recife.

Dia da Beleza - Na quinta-feira (05), a Maternidade Barros Lima foi palco do Dia da Beleza. As mulheres tiveram oportunidade de fazer limpeza de pele, maquiagem e receberam muitas dicas sobre o assunto. Cerca de 40 pessoas, entre pacientes e funcionárias da Unidade, foram contempladas com serviços oferecidos pelas consultoras, durante todo o dia.

Segundo Nathália Farias, uma das organizadoras da ação, muitas mulheres ficaram felizes com a experiência “é importante para ajudar a despertar a autoestima e muitas saíram daqui entusiasmadas com a ideia de cuidar de si”, conta Nathália. A aposentada Aurenita Maria da Silva conta que ficou muito satisfeita com o dia e que está decidida a investir na beleza “nunca participei de nada parecido, mas achei maravilhoso, quero que tenha mais vezes”, revela Aurenita. Na última terça-feira (03), a presidente da Associação Pernambucana de Mães Solteiras, Marli Silva , falou com as mães sobre o Reconhecimento de Paternidade.