Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 06.03.17 - 15h50

PCR lança Projeto Estudante Protagonista 2017 com a Revolução Pernambucana como tema

img_alt

Quatro subtemas relacionados ao movimento serão abordados nas escolas municipais do Recife, até o fim do ano (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

No dia em que se comemora o Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, a Prefeitura do Recife lançou o Projeto Estudante Protagonista 2017, em evento realizado na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. O tema escolhido para este ano letivo é "Duzentos anos de Revolução Pernambucana: Recife em cena da cultura popular". Nesta segunda-feira (6), cerca de cem estudantes e 300 coordenadores das unidades de ensino municipais participaram do lançamento, seguido de uma formação sobre o assunto, que servirá de embasamento inicial para que trabalhem a temática com os estudantes. No total, cerca de quatro mil professores, coordenadores e gestores da Secretaria de Educação do Recife estão passando por formações sobre a Revolução Pernambucana de 1817, desde o início de fevereiro.

Desenvolvido de forma interdisciplinar, o Projeto Estudante Protagonista visa mobilizar os estudantes para a pesquisa, propondo e estimulando ações de protagonismo dos alunos através de atividades como peças teatrais, torneios e entrevistas. A gerente-geral de Projetos Pedagógicos da Secretaria, Liliane Gonçalves, lembrou que, ao longo de 2016, 11 temas diferentes foram trabalhados no primeiro ano do projeto. Desta vez, quatro subtemas relacionados à Revolução Pernambucana serão abordados até o fim do ano.

"Nós devemos conhecer mais a Revolução de 1817, pois precisamos resgatar e valorizar a nossa história para saber que sempre fomos um povo guerreiro. No ano passado, o Projeto Estudante Protagonista foi muito bem sucedido e ultrapassou os muros das escolas. Este ano vamos consolidar cada vez mais a excelente ação que foi iniciada em 2016", disse a professora Liliane.

Quem também esteve presente e foi homenageado no evento realizado na Escola Paulo Freire foi o pintor e escultor José Corbiniano Lins, de 92 anos. Um painel sobre a Revolução Pernambucana feito pelo artista olindense nas proximidades do Cemitério dos Ingleses, em Santo Amaro, ilustra as agendas deste ano dos alunos da rede municipal. Nesta segunda, Corbiniano recebeu um certificado de agradecimento da Secretaria de Educação do Recife, entregue pela gestora da Escola Paulo Freire, Katia Marcelina. "A imagem do painel dele, além de estar na agenda dos nossos estudantes, está em todos os nossos materiais sobre o Projeto Estudante Protagonista 2017. Estamos fazendo esta homenagem a Corbiniano porque ele fez uma obra de extrema importância para a nossa história e gentilmente aceitou vir aqui prestigiar o nosso evento", afirmou.

Os estudantes do recém-iniciado clube de teatro da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, fizeram uma leitura dramática do texto "A carta de Maria Teodora", peça baseada num romance que tem a Revolução Pernambucana como pano de fundo. O professor Otacílio Cabral Júnior, que é técnico do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria Municipal de Educação, foi o responsável por adaptar a história do livro "A noiva da Revolução - o romance da República de 1817", do pernambucano Paulo Santos. Segundo o docente, que é formado em História e pós-graduado em História das Artes, vários trechos diferentes do livro serão encenados pelas escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental.

"Trabalhar esse texto foi uma mistura de aulas de história, português, literatura e artes. São inúmeras as possibilidades que as artes dão para se trabalhar o conteúdo programático da escola de forma interdisciplinar. É uma forma mais lúdica e poética de o aluno aprender os assuntos", defendeu Otacílio. O formato foi aprovado pelos estudantes. "Gostei de estudar a Revolução de 1817. E achei bem melhor aprender através do teatro que através de uma aula tradicional", avaliou Karlla Selva, 13 anos, aluna do 9º ano da Reitor João Alfredo. A adolescente, que se apresentou como atriz-estudante, se emocionou depois de interpretar a protagonista Maria Teodora, portuguesa que se casou com um revolucionário pernambucano.                                                                                   

CÂMARA - Cerca de 50 estudantes da rede da Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza participaram, nesta segunda-feira, das homenagens ao Bicentenário da Revolução Pernambucana realizadas na Câmara de Vereadores. "É muito importante aprendermos sobre esse tema. Depois vamos até fazer uma prova sobre a revolução" disse o estudante Igor Rafael da Silva, 10, depois de ouvir um breve resumo de como se deu a revolução, suas causas e repercussões.