Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.03.17 - 15h07

Prefeitura do Recife e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria

Objetivo é reduzir consumo de energia e a mitigação dos efeitos globais da mudança do clima

 

Termo de cooperação técnica a ser assinado entre a Prefeitura do Recife e o Ministério de Meio Ambiente (MMA), nesta segunda-feira (6), em Brasília, possibilitará a implantação de projeto de eficiência energética em duas unidades de saúde do Recife - as Policlínicas e Maternidades Professor Arnaldo Marques, no bairro do Ibura; e Professor Barros Lima, em Casa Amarela.

A cerimônia de assinatura do convênio ocorrerá à tarde, na Secretaria de Mudança do Clima e Florestas do MMA. Participarão os secretários de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, e de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A partir da assinatura do termo, serão contratados, pelo MMA, serviços no valor de R$ 550 mil. “Está prevista, inicialmente, a elaboração de um diagnóstico do uso de energia elétrica nas duas unidades de saúde. Em seguida, serão adotadas medidas para torná-lo mais eficiente”, explica Bruno Schwambach.

A ação tem como objetivo reduzir o consumo de energia e contribuir para a mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas Globais, causadas pelo aumento, na atmosfera, dos gases de efeito estufa (GEE). 

"Essa eficiência rebate diretamente nas nossas unidades de saúde, que requerem um alto consumo de energia. Ter as Policlínicas e Maternidades Professor Arnaldo Marques e Professor Barros Lima como pilotos desse projeto é um importante início e ganho para a sustentabilidade das nossas unidades", reforça o secretário de Saúde, Jailson Correia.

O consumo de eletricidade em prédios públicos do Recife corresponde a 23,7% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela administração municipal, ocupando o segundo lugar no quesito energia. De acordo com o último inventário publicado pela prefeitura, em 2015, em primeiro lugar vem a iluminação pública, com 75% e em último, com 0,7%, a sinalização de trânsito.

“Dessa forma, iniciativas de eficiência energética como a que assumimos com a assinatura deste termo de cooperação contribuem não só para economizarmos na conta de energia, como também para o cumprimento do nosso Plano Municipal de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa, lançado ano passado”, justifica Bruno Schwambach.

A eficiência energética para a redução do consumo também foi recentemente objetivo de um termo de cooperação realizado entre a Prefeitura do Recife e a Celpe. O acordo contempla a troca de 7,5 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e de 49 aparelhos de ar-condicionado no edifício-sede da PCR e na sede da Emlurb.  A meta é atingir uma redução de consumo de 20% no consumo de energia.

COOPERAÇÃO  - O Projeto “Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil” - Projeto 3E, alvo do termo de cooperação técnica assinado entre a prefeitura e o MMA, tem como objetivo a eficiência energética em edificações comerciais e públicas.

O Projeto 3E é coordenado pelo MMA, por meio da Secretaria de Mudanças Climáticas e Florestas, e executado em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O financiamento é do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o MMA, o setor de edificações responde atualmente a aproximadamente 51% do total da eletricidade consumida no Brasil. No País, há mais de 28 mil prédios públicos como escritórios, escolas, hospitais e universidades. Portanto, esse setor apresenta um grande potencial de contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa e do desperdício de energia em edifícios.

O acordo firmado com a Prefeitura do Recife é o primeiro no País na área de edifícios hospitalares. O projeto inclui a prestação de consultoria para que as ações nas duas unidades de saúde se beneficiem da Lei 12.462/2011, que trata do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), também conhecido como contrato de eficiência.

O termo assinado entre o MMA e a Prefeitura do Recife inclui ainda a elaboração de guia prático para realização de projetos de eficiência energética, de duas oficinas e um evento para disseminação dos resultados para agentes públicos.