Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.03.18 - 12h09

PCR promove curso para cuidadores de idosos de instituições municipais

No total, 120 cuidadores serão capacitados para qualificar a atenção aos usuários

 

Profissionais de Instituições de Longa Permanência e Casa de Adultos, da Prefeitura do Recife, passarão por um Curso de Cuidadores realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, para qualificar a atenção aos usuários do serviço. A formação iniciará nesta quarta-feira (7), a partir das 8h, e acontecerá na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.

O curso terá carga horária de 16h por turma, sendo duas turmas de 60 profissionais cada. As aulas vão acontecer também nos dias 14 de março e 5 e 12 de abril. Ao todo, serão capacitados 120 cuidadores, ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), e coordenadores distritais da Política da Saúde da Pessoa Idosa, com o objetivo de desenvolver conhecimentos teóricos – práticos necessários para a qualificação nos cuidados prestados às pessoas idosas residentes nestas instituições.

Serão abordados temas desde o processo de envelhecimento, doenças mais prevalentes, prevenção de quedas e fraturas; ricos e orientação no manejo de medicamentos; rotina de cuidados; cuidados paliativos; finitude; procedimentos básicos em situações de emergência e mais uma serie de conhecimentos que fazem a diferença no dia a dia de quem trabalha com o segmento idoso.