NOTÍCIAS

| 06.04.11 - 10h04

Definida data de posse do novo colegiado do CMAS

Toma posse na próxima sexta-feira (15), o novo colegiado do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), eleito mês passado. O Conselho é composto por 48 membros (titulares e suplentes), e é responsável pela formulação, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social. A data de posse foi determinada nesta quarta-feira (06), durante a última reunião do atual colegiado, realizada no 6º andar do prédio da municipalidade, Cais do Apolo. A solenidade, no dia 15, acontecerá às 17h, no Forte do Brum, Bairro do Recife.

A atuação do Conselho durante o período de dois anos (2009 / 2011), foi considerada bastante positiva, de acordo com a avaliação do grupo. Exemplo: foram aprovadas 174 resoluções, contra 111 no período anterior. Na reunião desta manhã, presidida pela vice-presidente do CMAS, Fátima Menezes, também ficou decidido que entidades alheias à área de assistência social vão poder inscrever projetos de cunho social junto ao Conselho, o que antes não era permitido. O colegiado em fim de mandato decidiu, ainda, que haverá um curso no próximo dia 18, com vistas à elaboração de projetos sociais, em parceria com a Fundação Volkswagen.

O CMAS é presidido por Niédja Queiroz, secretária municipal de Assistência Social, e tem representantes da sociedade civil e também das diversas secretarias da Prefeitura do Recife. O pleito que elegeu o novo colegiado aconteceu no dia 23 de março, no auditório Capiba (15º andar do prédio da Prefeitura). O Conselho se reúne mensalmente, na Secretaria de Assistência Social, e também realiza encontros descentralizados nos diversos bairros das Regiões Político-Administrativas da Cidade (RPAs). Há 246 entidades inscritas no CMAS, e dessas, 76 disputaram a última eleição. Os novos eleitos são representantes dos seguintes segmentos sociais: trabalhadores, garantia de direitos, assessoramento e atendimento social.