Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 06.04.17 - 19h13

Prefeitura do Recife na CCXP Tour Nordeste

 
 
PROGRAMAÇÃO:    
       
REC CAFÉ - Grande parte dos participantes do evento vem de fora do Recife. Pensando nesse público, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer reservou um espaço para o REC Café. O ambiente, que é um sucesso nas feiras e eventos de turismo, oferece aos participantes cafés e um espaço para leitura, além de todas as informações turísticas da cidade.

EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação do Recife vai levar para a Comic Con Experience, em todos os dias de feira,  um quiz com perguntas relacionadas à cultura pop, karaokê para os fãs das trilhas sonoras de filmes, apresentação dos robôs do Programa Robótica na Escola, entre outras atividades. Trinta estudantes da rede municipal de ensino do Recife serão levados para o evento.
 
O 7Cine, departamento de Cinema e Videoteca da Secretaria Municipal de Educação, montou uma programação repleta de atividades educativas relacionadas ao audiovisual. Quem visitar o estande poderá soltar a voz no Geekokê: um karaokê para os fãs das trilhas sonoras de filmes e animações japonesas e americanas. Já os competidores de plantão poderão participar do GeekQuiz: uma seleção de perguntas que testam o conhecimento do público sobre os temas relacionados à cultura pop, com direito a brindes para os vencedores. 

Elaboração de produções audiovisuais será o foco do Speed-class, onde os interessados vão aprender a editar vídeos e áudios em aplicativos no smartphone. Já os fãs de jogos de RPG vão poder participar das aventuras do RPGBook: um livro interativo no qual o jogador, a partir de suas escolhas no mapa, poderá desbravar diferentes caminhos e chegar a distintos finais para a história. Para garantir ainda mais a interação com o público, a equipe da Secretaria de Educação do Recife também vai realizar o Interview 7Cine, que consiste em entrevistar o público da Comic Con para registrar as expectativas sobre o evento. 
 
Em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, a empresa Joy Street estará com uma estrutura no estande para que os visitantes conheçam a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), que é uma plataforma online de aprendizagem colaborativa. Através dos jogos eletrônicos, a OJE trabalha conteúdos das disciplinas escolares de forma lúdica para desenvolver competências e habilidades dos participantes e, assim, melhorar o desempenho escolar. Os visitantes do estande poderão participar das competições diárias e concorrer a prêmios.

LANÇAMENTO DO LIVRO - Também no estande da Prefeitura do Recife, na quinta-feira (13), às 18h, será realizado o lançamento oficial da obra "A Noiva", história em quadrinhos do roteirista Eron Villar e do ilustrador recifense Thony Silas, que também é profissional da Marvel e da editora americana Marvel Comics. Durante os quatro dias do evento, a dupla estará no estande para autografar os exemplares. Baseado no romance "A Noiva da Revolução", do jornalista Paulos Santos, a HQ "A Noiva" conta a história de amor de Domingos Martins e Maria Teodora, que se passa na Revolução Pernambucana de 1817.

DESAFIO ECORECIFE -Também na quinta (13), às 16h, serão anunciados os vencedores do Desafio EcoRecife 3.0, terceira edição do concurso para games ambientais que tem o objetivo de transformar a tecnologia em mais um aliado no processo de educação ambiental e no desenvolvimento da consciência ecológica. Ao todo, os cinco melhores colocados do desafio receberão R$ 60 mil, sendo R$ 25 mil para o primeiro lugar, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A entrega do prêmio será realizada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach.
 
Como definido no edital, os trabalhos seguiram a identidade visual da Turma do Mangue e Tal, utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) em suas ações educativas. A história ou a aventura dos jogos são ambientadas no Recife. Foram respeitadas as características de cada personagem da Turma: Jô é relativo ao verde urbano, Dom à sustentabilidade, Riso aos recursos hídricos e Otto à biodiversidade. Os jogos vencedores serão usados nas atividades do Econúcleo Jaqueira. 
 
O concurso surgiu através de uma parceria entre a Prefeitura do Recife a Universidade Católica de Pernambuco, tendo sua primeira edição lançada em 2014, na Campus Party Recife. A secretaria conta com nove jogos resultantes dos concursos, que ficam disponíveis ao público no Econúcleo Jaqueira. O Desafio EcoRecife  já teve três edições e premiou nove projetos.
 
Os jogos também podem ser acessados pelo público gratuitamente através do PlayBook, um livro digital interativo desenvolvido em parceria com a Unicap.

EXPERIÊNCIAS DIGITAIS - Durante todo o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável também aproveita a Comic Con para demonstrar experiências digitais, como o playbook da Turma Mangue e Tal, um livro interativo com jogos digitais em tablets, que combina jogos, vídeos, leitura e conscientização ambiental; “passeio” pelo projeto do Parque Capibaribe em óculos de realidade virtual; e o aplicativo Jardim Botânico 360, que permite “visitar” o Jardim Botânico do Recife. A programação inclui também atividades educativas e Cosplay com a Turma Mangue e Tal. Já no dia 13, haverá palestra sobre a profissão de desenvolvedor de jogos digitais, com Daniel Nipo, game designer e Assistente em Sustentabilidade da secretaria-executiva de Meio Ambiente.

DOAÇÃO - os participantes da CCXP vão fazer um ato de solidariedade. Na entrada do evento todos deverão doar um livro, que serão direcionados às  bibliotecas públicas municipais de Afogados, Casa Amarela, do Compaz do Cordeiro e Alto Santa Terezinha, além das bibliotecas das escolas da rede municipal. A expectativa é que a Prefeitura receba mais de 30 mil exemplares. Parte desses livros ficará disponíveis no REC Café durante todo o evento.   

Agenda:
 
13/04 - quinta-feira (13)
A partir das 14h30 - Palestra sobre a profissão de desenvolvedor de jogos digitais, com Daniel Nipo
Às 16h - Anúncio dos vencedores do Desafio EcoRecife 3.0
Às 18h - Lançamento oficial da obra "A Noiva"
 
Todos os dias
REC Café, apresentação dos robôs do Programa Robótica na Escola, Geekokê, GeekQuiz, Speed-class, RPGBook, Interview 7Cine, Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), Cosplay com a Turma Mangue e Tal, apresentação das experiências digitais: playbook da Turma Mangue e Tal, “passeio” pelo projeto do Parque Capibaribe em óculos de realidade virtual e aplicativo Jardim Botânico 360.