Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 06.04.17 - 15h43

Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas convida especialista em redução de danos para Treinamento com a Equipe

 
Na ocasião, foram discutidas estratégias de abordagem e escuta qualificada
 
Na última terça-feira (4), a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod-Recife) convidou a professora e psicóloga Fabíola Barbosa, especialista e mestre em sociologia clínica, para expor sobre conceitos e estratégias de Redução de Danos. Na ocasião, foram abordados temas como a psicologia do terror em relação à prevenção drogas e tratamento de dependentes químicos, como também a necessidade do olhar singularizado sobre cada usuário.
 
De acordo com Fabíola Barbosa, é necessário respeitar a vontade de cada indivíduo levando informações diferenciadas para que se tenha propriedade em relação às escolhas que faz. “No final das contas, independente do nosso querer, são os sujeitos dentro das suas opções privadas que escolhem o que vão fazer para vida deles”, destacou a professora. 
 
Karla Caldas, psicóloga do Pilar Cuidado da Sepod, considerou o treinamento como uma importante oportunidade de crescimento profissional. “A fala da professora Fabíola foi importante para observar o indivíduo na sua totalidade. Precisamos cuidar observando o meio em que ele vive, as suas dificuldades e os elementos que o tornam singular e, para isso, é necessário um tratamento diferenciado, uma escuta elaborada, essa sensibilidade é muito importante para nosso trabalho”, disse Karla.
 
Para o secretário executivo de políticas sobre drogas, André Sena, é importante destacar a necessidade de olhar para as pessoas de maneira diferenciada com o intuito de conseguir resultados mais eficazes. “A lógica de Redução de Danos está baseada no conceito de dignidade, pois olha para o usuário antes de tudo como pessoa e não como consumidor de drogas”, destacou o secretário.