Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.04.18 - 18h23

Ex-usuários de drogas participam de ação de emprego e renda

img_alt

Atividade faz parte da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Senai, que oferece cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade social(Foto: Cortesia)

 

Nesta sexta-feira (6), mais de 50 pessoas beneficiadas pelo Programa Integra Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, participaram de uma ação de emprego e renda promovida pela Agência de Emprego do Recife no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O público, formado por ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social, recebeu uma palestra sobre dicas de como fazer o currículo e como se comportar em entrevistas na unidade do Senai de Areias. Os alunos também realizaram o cadastro na Agência de Emprego no Recife.

Aluno do curso de Técnicas de Instalações Elétricas Prediais no Senai, o ex-usuário de drogas Eduardo Viana, que vive em situação de rua, contou que busca qualificação profissional e emprego para conseguir sua autonomia. “Com o tempo, a gente aprende a valorizar a real importância do emprego. Buscamos um trabalho para o nosso desenvolvimento pessoal e conquista própria. Hoje eu luto para seguir em frente e estou em busca de novas oportunidades”, disse Eduardo, que tem se sustentado com trabalho autônomo. Atualmente ele é acompanhado pela equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Neuza Gomes, localizado na Madalena. 

A técnica de Inserção Social da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), Juliana Gouveia, considera importante olhar o usuário de drogas e as pessoas em situação de rua como gente que busca oportunidades e que tem direito à cidadania. “Esta é uma população que precisa de uma chance. Vemos que muitos usuários de drogas têm vontade de adquirir novos conhecimentos, voltar ao mercado de trabalho e mudar de vida para serem aceitos na sociedade. Muitas vezes, eles estão se sentindo excluídos e precisam resgatar a sua cidadania”, explicou Juliana.

Em 2018, já foram oferecidas 150 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional através da parceria entre o Programa Integra Recife e o Senai. Em 2017, foram ofertadas mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD).

INTEGRA RECIFE - O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retirada de documentos básicos e para Agência de Emprego