Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 06.04.18 - 11h49

Prefeitura marca presença no 5° Congresso Pernambucano de Municípios

img_alt

Estande dedicado ao desenvolvimento sustentável reúne atrações como mudas de pau-brasil, obras de arte e peças de artesanato (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Um estande dedicado ao desenvolvimento sustentável marca a participação da Prefeitura do Recife no 5° Congresso Pernambucano de Municípios, que acontece, até esta sexta (6), no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O evento é realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e inclui palestras, oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição, dentro do tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Meta Global, Ação Municipal”.

No espaço, que mede 24 m2, há atrações como mudas de pau-brasil, obras de arte e peças de artesanato. Idealizador do movimento Catamisto, que transforma o lixo em arte humanitária, o artista plástico André Soares Monteiro expõe uma série de peças criadas em materiais como sucata de automóvel e bicicleta, vidro e peças usadas de computador. “São obras que fazem parte da nossa Exposição Internacional Itinerante. Temos 60 artistas em todo o país”, afirma André, vestido num belo traje chamado “Homixo”, mistura de homem e lixo.

A expositora Tatiana Karina levou seus terrários para o estande. São pequenos jardins montados dentro de recipientes de vidro. “Eles podem ser abertos ou fechados e mostram como funcionam os ecossistemas na natureza. Nos fechados, por exemplo, a água evapora e retorna em forma de chuva”, explica. Nos recipientes abertos, foram colocadas plantas como cactos, musgo e samambaias.

Bem certo dos terrários, a equipe do Jardim Botânico do Recife expõe sete mudas de pau-brasil, com no máximo dois anos, mostrando também elementos como o extrato da madeira, frutos, sementes, lascas de madeira e acúleos (estruturas pontiagudas que ficam no caule). Por sua vez, a artesã Eliane Trummer trabalha com miniaturas feitas com materiais reutilizados. “Trouxe peças de decoração na forma de ambientes domésticos, como cozinha típica do Sertão, quartinho de pessoa idosa e sala de jantar”, explica.

O estande foi montado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. “Temos também obras de madeira do mestre Roberto Vidal, peças dos artesãos e artesãs do Prodarte, móveis criados por alunos da Escola Profissionalizante Moacir do Melo Rego e o passeio virtual do projeto do Parque Capibaribe”, explica a gestora da Sala do Empreendedor, Márcia Melo, que ficou à frente do espaço. A Secretaria de Saúde também participou, com distribuição de preservativos e orientações sobre a febre amarela.