NOTÍCIAS

Cultura | 06.05.11 - 16h39

Comitê reúne-se para monitorar trabalhos da Prefeitura no período de chuvas

Durante a reunião, o prefeito João da Costa discutiu a necessidade de ficar em contato permanente com o Governo do Estado para monitorar as águas que estão sendo liberadas da barragem de Carpina

Por Pablo Ravel

O prefeito do Recife, João da Costa, reuniu-se mais uma vez, no final da tarde desta sexta-feira (06), com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta do Município. Durante a reunião, que contou com a participação de secretários e coordenadores municipais, foi discutida a necessidade de ficar em contato permanente com o Governo do Estado para monitorar as águas que estão sendo liberadas na barragem de Carpina - que atualmente está com duas comportas abertas, o que tem elevado o nível do Rio Capibaribe e ocasionado a elevação de água de seis canais na Cidade do Recife.

Como o nível do Rio Capibaribe deve continuar alto por mais dois ou três dias, temos que manter as 1.144 pessoas que estão em nossos alojamentos em condições mínimas de conforto e segurança, para que as famílias fiquem bem alojadas e possam voltar para suas casas assim que nível do Rio diminuir”, afirmou João da Costa. Ficou definido ainda durante a reunião que a Prefeitura do Recife vai aproveitar o momento de trégua das chuvas para continuar com algumas iniciativas. “Vamos avançar com a operação Tapa-Buraco para que se diminua o número de buracos gerados pelas chuvas intensas que aconteceram na ultimas três semanas, e acelerar o processo de modernização dos semáforos do Recife, para que a gente possa, com o aumento do número de guardas e agentes, fluir melhor o trânsito na cidade nesse período de chuva que sempre traz algum nível de transtorno”, disse o prefeito.

O gestor destacou também o trabalho que vem sendo feito nas áreas de risco da cidade. “Continuamos com o trabalho permanente, já que nós retiramos 500 famílias dos morros que estavam em situação de risco. Continuamos ainda com o trabalho de colocação de lonas nos pontos que ainda não tem obras, retomando as obras de contenção, fazendo trabalho de educação ambiental, e aproveitando o final de semana para fazer a Campanha Recife Solidário”.

A secretária de Assistência Social e presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Niedja Queiroz, esteve presente na reunião e destacou a importância da campanha de arrecadação de donativos. “A gente iniciou a partir de hoje essa campanha tentando mobilizar e sensibilizar toda população para que venha com a gente trazer seus donativos, sua ajuda e solidariedade para as 1.144 pessoas que estão desabrigadas hoje no Recife. Estamos com alguns alojamentos e essas pessoas precisam do apoio de todos para que, depois, aos poucos, vão refazendo suas vidas”, concluiu Niedja.

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. Os ponto de arrecadação de donativos são: Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

Confira abaixo os endereços para doação:

Edifício-sede da PCR – Avenida Cais do Apolo 925

Emlurb – Av. Norte, nº 5400 / Av. Recife, nº 3537 / Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, nº 09.

CTTU – Rua Frei Cassimiro, nº 91, Santo Amaro.

Guarda Municipal – Rua Afonso Pena, 550, Santo Amaro

URB – Av. Oliveira Lima, 867, Boa Vista

Geraldão - Avenida Mascarenhas de Moraes - Imbiribeira
Telefones: 3355-1200

Iasc - Rua Imperial,203 - São José -CEP. 50090-000
Fone: 81 3355- 2997

Rede de Voluntariado do Recife – sediada no Movimento Pró-Criança, no bairro dos Coelhos

Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem - Boa Viagem

Parque da Jaqueira - Av. Rui Barbosa, S/N

Sítio Trindade - Estrada do Arraial, nº 3259, Casa Amarela

Clube Náutico - Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1086

Clube Sport - Praça da Bandeira, s/n - Ilha do Retiro

Clube Santa Cruz - Av. Beberibe, 1285 - Arruda Recife/PE

ASSUNTOS: