Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.05.15 - 10h07

Jardim Botânico do Recife testa plaquetas em braile

Visita de grupos de pessoas com deficiência visual às trilhas e jardins temáticos será às 9h

Um dos sete espaços temáticos do Jardim Botânico do Recife, no Curado, Zona Oeste, é destinado a pessoas com deficiência visual. Nesta quarta (6), no entanto, esse segmento de público terá acesso guiado a outros locais do equipamento municipal de pesquisa e lazer. Trinta e sete placas em braile foram espalhadas por todo o jardim, inserido em 10,7 quilômetros quadrados de Mata Atlântica.

A visita do Instituto dos Cegos começa às 9h, com primeira parada num coité. Árvore amazônica com fruto semelhante a uma cabaça, o exemplar fica na entrada do Jardim Botânico. Os testes do sistema de identificação em braile começaram na terça (5), com grupo da Associação Pernambucana de Cegos (Apec).

Das 37 placas em braile, sete são relativas a insetos e uma descreve uma iguana. Essas foram afixadas em réplicas de animais pela estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Ana Paula Arruda, que está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em engenharia florestal. A ideia é mostrar não apenas as plantas, mas também os bichos que habitam a floresta.

Ex-estagiária do Jardim Botânico do Recife, Ana Paula conta que seu interesse em trabalhar com pessoas com deficiência visual surgiu quando fazia monitorias no local. “Passei a estudar o assunto e descobri que esse público não se contentava apenas com o jardim sensorial, queria visitar também outras áreas. Até os cactos eles pediram para conhecer”.

Ela entrou em contato com as duas instituições e agendou as visitas experimentais. O Instituo dos Cegos confeccionou as plaquinhas. Em plástico, têm o nome comum e o científico de cada ser vivo. Ana Paula descreve a experiência como uma oportunidade de mostrar elementos da natureza para quem não pode enxergar, utilizando recursos como o tato, o olfato e a audição.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, acompanhou parte da visita da Apec. Ela acredita que o material pode ser aproveitado pelo Jardim Botânico. “Será preciso treinar um monitor para o atendimento às pessoas com deficiência visual”, adianta.

FUNCIONAMENTO - O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30. Os passeios acompanhados por monitores precisam ser agendados, ocorrem durante os dias úteis e se destinam a grupos de 10 a 30 pessoas. Para as trilhas na mata a idade mínima recomendada é de 10 anos. É indicado o uso de calça comprida e sapato fechado.

Aos sábados, domingos e feriados a visitação é espontânea. Nesse caso, há guias formando grupos, na portaria, para as trilhas das 9h30, 10h30 e 14h30. O visitante deve levar água e lanche. A entrada é franca. Além de trilhas, o lugar conta com exibição de filmes educativos e sete jardins temáticos: de Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical.