Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.05.15 - 21h07

Palestras, debate e apresentação artística movimentam a Jornada de Direitos Humanos do Recife

img_alt

Nesta sexta-feira, o ponto alto da programação é um mutirão de cidadania no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Palestras, debate e apresentação artística fizeram parte da programação da 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, nesta quinta-feira (6), quando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife realizou o “Seminário 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, no auditório do Instituto Antônio Pessoa de Queiroz, no bairro das Graças.

Nesta sexta-feira (7), o destaque da jornada é o mutirão de cidadania que será realizado no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro. A programação começa às 7h30 com aulão de zumba. Durante a manhã e a tarde, haverá exibição de quatro filmes com temáticas relacionadas aos direitos humanos. Das 9h às 15h, também serão feitos atendimentos no Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos do Compaz, com o objetivo resolver impasses de forma extrajudicial, com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais. Será possível solucionar, de forma pacífica e ágil, conflitos de famílias e vizinhos, como problemas relacionados a som alto, lixo, pensão alimentícia, herança, divórcio e dívidas, por exemplo.

Nesta quinta, a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, ministrou a palestra “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: ahistória da luta pela dignidade”. “Trabalhamos cotidianamente para disseminar a compreensão dos fundamentos dos direitos humanos. É necessário falar abertamente desse tema tão importante para a cidadania”.

A educadora social Neide da Silva, de 56 anos, participou do seminário por considerar importante buscar conteúdos sobre a temática dos direitos humanos. “As discussões desta sexta me ajudaram em pontos que posso atuar no meu dia a dia, na ONG em que trabalho. Gosto de estar ligada em todos os assuntos”.

JORNADA - A 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife começou no último dia 20 e vai até a próxima segunda-feira (10), quando se comemora o Dia internacional dos Direitos Humanos. Nesta data, há 70 anos, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todas as atividades da jornada têm como eixo orientador um dos 30 artigos da Declaração Universal, com o objetivo de aproximar o debate global das questões locais. Para marcar a data e encerrar a programação da jornada, haverá uma reunião solene na Câmara de Vereadores do Recife, das 9h às 12h da próxima segunda.

Palestras, cursos, oficinas, exposições, emissão de documentos, orientação jurídica e cine-debates fazem parte da programação da jornada, que está disponível no site da PCR e é organizada pela SDSJPDDH há seis anos, em parceria com diversas secretarias da Prefeitura do Recife e outras instituições. Os debates da Jornada de Direitos Humanos do Recife abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, dos negros, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, entre outros.