Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.05.15 - 09h33

Secretarias do Recife se unem contra o preconceito sexual, de gênero e violência doméstica

Secretarias de Saúde, da Mulher, de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos oferecem capacitação a servidores

Fornecer informações sobre os temas de violência doméstica, gêneros e orientação sexual é o objetivo da nova parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social, da Mulher, e de Direitos Humanos. O Grupo promove uma capacitação para 100 servidores da Prefeitura com o tema “Gênero e violência doméstica, familiar, sexista e livre orientação sexual”, nas quartas-feiras 6,13,27 de maio e 3 de junho. O evento acontece no

Conselho Municipal de Saúde, localizado na Rua dos Palmares, 253, Santo Amaro.

Para cada data, está prevista uma turma diferente, cada uma com aproximadamente 25 pessoas. As aulas ocorrerão entre as 9h e 17h. Entre os profissionais beneficiados, estão as equipes do Consultório na Rua, Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Centros Pop (Centros de referência que apoiam os moradores de rua).

Quem ministra irá a capacitação no turno da manhã é a equipe do Centro de Referência Clarice Lispector, tratando os temas de gênero, violência doméstica e sexista, Lei Maria da Penha e Rede de Serviços. Já no turno da tarde, os profissionais receberão orientações da equipe da Gerência de Livre Orientação Sexual – GLOS – da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com os temas como as diversas orientações sexuais, preconceito e discriminação, legislação na promoção dos direitos LGBT.

Segundo Brena Leite, coordenadora do Consultório na Rua, a capacitação será importante para que os profissionais saibam identificar e lidar com as vítimas de violência doméstica e de gênero que encontrem nas ruas. “Nós queremos dar as ferramentas para os servidores, para que eles possam lidar da melhor forma possível, ajudando os cidadãos que precisarem dessa atenção”, disse Brena Leite.