Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 06.05.16 - 16h37

Música para conscientização em prol do meio ambiente

img_alt

Equipe educativa da Secretaria de Meio ambiente realizou ação lúdica para divulgar as ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e da coleta seletiva no edifício-sede (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Com o mote "A3P, eu pratico", os servidores da Prefeitura do Recife foram convidados na manhã de hoje (6), a participar das novas ações de sustentabilidade que estão sendo implementadas no edifício-sede por meio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A equipe de arte-educação da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAS) coordenou a ação e levou música para sensibilizar os funcionários municipais. As setores que funcionam no térreo, 1º, 2º e 3º andar, receberam a equipe nesta sexta-feira. Todos os andares ainda serão visitados até o fim deste mês.

O setor de patrimônio e bens permanentes foi um dos locais que recebeu a visita dos arte-educadores. O servidor Antônio Alencar participou, interagiu e fez questão de colocar no peito o adesivo em alusão à campanha. Como o setor dele, vários locais receberão um Ecoponto, caixa para depósito de material reciclado, e vão aderir a coleta seletiva feita pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana  (Emlurb), já realizada em alguns andares do prédio. "Achei muito interessante, pois as informações nos incentivam e orientam sobre esse tema importante. Mesmo sem conhecer a A3P, já havíamos adotado internamente a iniciativa 'adote um copo'", disse. 

Seis eixos de atuação estão sendo trabalhados com os servidores: compras e licitações sustentáveis, construções e obras sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores, qualidade de vida no ambiente de trabalho, gestão de resíduos sólidos e uso racional dos recursos naturais e bens públicos. A Agenda Ambiental na Administração Pública, aplicada em diversos municípios e governos de todo país, funciona desde 2010 na PCR e é coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente, Administração e Gestão de Pessoas, Planejamento, Infraestrutura e Serviços Urbanos e Controladoria.

"A arte-educação aliada às ações lúdicas e a música aproxima o servidor. Queremos garantir que 100% das pessoas do prédio sejam orientadas e tomem conhecimento da A3P. Esse mesmo trabalho também é levado às comunidades, escolas e outras ações públicas. Passamos pela creche, adaptamos a abordagem e foi um sucesso. A conscientização é para todas as idades", contou a coordenadora da unidade de arte-educação da SEMAS, Ilda Torres.

 

A3P - A Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P - é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais; que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo; até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.