Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.05.19 - 19h01

PCR inicia atividades em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

img_alt

A data é 31 de maio e durante todo o mês as pessoas serão alertadas sobre os riscos do fumo (Foto: Cortesia)

 

Para chamar a atenção sobre os riscos do tabagismo, a Prefeitura do Recife, inicia atividades em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado em 31 de maio. Uma ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), na Comunidade Terapêutica (CT) Saravida, em Paulista, parceira da PCR, alertou sobre os perigos do fumo. Uma conversa a respeito da influência do cigarro na vida das pessoas, com ênfase na adoção de um modo de vida saudável associado à boa alimentação e atividades físicas mostrou os riscos do mau hábito para fumantes.

Numa roda de diálogo, profissionais da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas – Sepod, que coordenou a atividade, e da Secretaria de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, os participantes do CT puderam dialogar com os profissionais e compreenderem melhor aspectos sobre a influência do tabaco e/ou cigarro no corpo humano. “É importante destacar que justamente esse tipo de debate foi um dos principais motivos para a criação do dia 31 de maio, com a proposta de mostrar para os segmentos sociais os agravos da saúde como conseqüência do uso do cigarro ou do tabaco”, falou o gerente Sr. Luís Carlos Almeida.

O gerente do Caps AD, Luís Carlos Almeida avaliou a importância dessas conversas sobre os agravantes do tabagismo para a saúde. “Mesmo para pessoas que se encontram em tratamento de outras patologias, até mesmo decorrentes da dependência química, é fundamental o conhecimento sobre agravos à saúde decorrentes do cigarro”.

Ele também destacou que muitas pessoas não têm o esclarecimento de que existe tratamento no Sistema Único de Saúde, totalmente gratuito e com a possibilidade do uso medicação e intervenções psicossociais. A população pode procurar esses espaços para um possível tratamento do abuso do tabagismo e de suas conseqüências. Na Rede de Saúde do Recife, os interessados em obter ajuda para deixar de fumar, podem procurar o Caps mais próximo para participar de grupos de apoio.