NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.11 - 19h32

Recifenses conhecem Bairro da Várzea em passeio turístico

Um sábado diferente. Assim foi o dia para cerca de 100 recifenses que participaram do passeio gratuito oferecido pela Secretaria de Turismo do Recife pelo Instituto Ricardo Brennand, no último sábado (04). O Projeto ‘Conheça o Recife’ percorreu também o bairro histórico da Várzea.

Durante todo o percurso, que saiu do Bairro do Recife, os guias de turismo foram explicando os detalhes e as curiosidades de todos os pontos turísticos da cidade, como o Forte do Brum, as pontes do Recife, o Bairro de São José, entre outros.

“Esse tipo de ação é importante para a cidade, pois cada vez que um recifense conhece um dos pontos turísticos do Recife, ele pode fazer uma indicação melhor ao turista”, afirma Ana Helena de Miranda, coordenadora do ‘Conheça o Recife’ e gestora de projetos especiais da Secretaria de Turismo do Recife.

No Instituto Ricardo Brennand, os participantes puderam conhecer o local que abriga uma das maiores coleções de armas brancas do mundo, pinturas de Frans Post retratando a época colonial e muitas outras relíquias. Muitos dos participantes tinham ido ao IRB só na abertura do espaço, há nove anos, como é o caso de Sônia Lemoine. “Estive neste local há muitos anos, o espaço é maravilhoso, indico para todos os recifenses conhecerem”, afirma. Para a sua neta, a estudante de Turismo Paloma Lemoine, o ‘Conheça o Recife’ é um atividade cultural porque divulga a cidade preparando a população local para receber o turista cada vez melhor.

Na Várzea, foi a vez de conhecer o casario antigo, a Igreja Matriz da Várzea (Nossa Senhora do Rosário), a Igreja Nossa Senhora do Livramento e Praça Pinto Damásio, cujo projeto inicial é do paisagista Roberto Burle Marx.

No fim do passeio, os participantes receberam um questionário onde puderam avaliar o passeio e sugerir o local do próximo local a ser visitado.

O programa “Conheça o Recife” é realizado uma vez por semana com a presença de guias de turismo e já percorreu o bairro de Casa Forte, o Museu do Homem do Nordeste, o Pátio de São Pedro, a Igreja da Madre de Deus, a Casa da Cultura, a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu e o Museu do Estado. As inscrições para o passeio são realizadas previamente através do telefone (81) 3355.8847.