NOTÍCIAS

| 06.06.11 - 19h41

Samu Recife exporta experiência do serviço para a capital do Tocantins

Profissionais do Serviço Móvel de Urgência de Palmas vieram ao Município para conhecer e importar o modelo recifense

Por Tádzio Estevam

Uma comitiva da Secretaria de Saúde da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins, esteve no Recife durante esta segunda-feira (06) para conhecer e importar o modelo de regionalização do Samu Metropolitano do Recife (Samu/192). A visita aconteceu na base central do serviço localizada na avenida Manuel Borba, bairro da Boa Vista, Zona Central do Recife.

Formada pela gerente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Palmas, Cláudia Costa; da coordenadora Geral do Samu, Eliane Santos; e da coordenadora Administrativa Jessimira Pittri; a comitiva pode conhecer de perto a experiência da regionalização do serviço recifense, que atua em 18 municípios incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha. Os técnicos do Samu Recife organizaram uma apresentação do órgão, entregaram fichas de procedimentos médicos que serão utilizadas como modelo para a aplicação em Palmas e nos outros sete municípios que serão incorporados quando a regionalização naquela região estiver concluída.

Estamos muito felizes em conhecer a experiência aqui do Recife. A pedido do nosso secretário de Saúde, Dr. Samuel Braga, procuramos o Ministério Público para solicitar a indicação de um serviço em qualquer parte do Brasil para que pudéssemos importar o modelo. E nos foi sugerido o Recife, pela alta qualidade dos profissionais e reconhecimento nacional”, disse Jessimira Pittri. O serviço móvel de urgência de Palmas já existe desde 2005, equipado com cinco unidades básicas e uma avançada. Com a regionalização, a frota passará para dez ambulâncias tradicionais e duas com UTI. A capital Palmas registra uma população de 200 mil pessoas que, incorporada pela população da região central do estado do Tocantins, será beneficiada pelo serviço.

Para o coordenador Geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, a indicação do serviço recifense pelo Ministério da Saúde foi de extrema alegria para a secretaria municipal. “Ficamos honrados em sermos escolhidos pelo Ministério para apresentar o nosso modelo aos colegas da cidade de Palmas. Dividir a nossa experiência, apresentar o funcionamento do serviço, além do reconhecimento nacional gratifica qualquer gestor. O Samu Metropolitano do Recife estará sempre de portas abertas para qualquer município que estiver interessado em conhecer o nosso modelo”, concluiu. No período da tarde, a comitiva seguiu para conhecer algumas bases descentralizadas do serviço.

ASSUNTOS: