NOTÍCIAS

| 06.06.11 - 17h20

Saúde do Recife promove capacitação sobre tabagismo

Anamnese, sessão de tratamento e comorbidades serão os temas a serem tratados durante o evento

Por Tádzio Estevam

Os profissionais municipais da Atenção Básica, Centros de Assistência Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), além do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) participarão de uma capacitação sobre tabagismo oferecida pela Coordenação de Tabagismo da Secretaria de Saúde do Recife. O encontro será nesta terça-feira (07), a partir das 8h30, no auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da Administração Municipal (Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife).

A capacitação contará com um público de aproximadamente 50 pessoas que trabalham direta ou indiretamente com fumantes e ex-fumantes e será dada pela coordenadora do programa, Soraya Cavalcanti. Nesta primeira de várias outras que acontecerão ainda durante este mês de junho, os participantes terão informações sobre anamnese focada para o fumante, ou seja, trata-se de uma entrevista que é realizada pelos profissionais assim que o fumante entra no serviço para se tratar.

Outro ponto a ser discutido compreende na primeira sessão do tratamento para quem quer parar de fumar. O Ministério da Saúde preconiza 18 sessões distribuídas num período que varia entre seis meses a um ano. Também constará na programação uma aula sobre comorbidades, processo no qual o fumante apresenta outras doenças associadas, como depressão. O conteúdo será repassado pelo médico psiquiatra e integrante da coordenação da PCR, Marcus Túlio.

No último dia 31 de maio, foi comemorado o Dia Mundial Sem Fumar. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife realizou várias atividades na Cidade envolvendo profissionais de todas as unidades de saúde do Município, como Centros de Assistência Psicossocial, Postos de Saúde da Família, Hospitais conveniados e Centros Médicos Especializados. As atividades compreendem palestras, panfletagens, exibição de vídeos e sensibilização, e acontecerão durante todo o mês de junho.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano só no Brasil. Em todo o mundo, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão.