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Assuntos Jurídicos | 06.06.17 - 15h40

Consumidores renegociam dívidas no Mutirão do Procon Recife

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Descontos oferecidos podem ser maiores do que 80%; evento vai até a sexta (9), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A dona de casa Maria de Lourdes dos Santos estava devendo R$ 3.078,18 para a Compesa, o que provocou até o corte do fornecimento de água para sua residência. Mas ela compareceu ao Mutirão de Renegociação de Dívidas, que acontece no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna, situado na avenida General San Martin, bairro do Cordeiro, e conseguiu uma renegociação muito favorável: o débito caiu para apenas R$ 166,81 e a água já pode ser religada.

Realizado pela Prefeitura, por meio do Procon Recife, o Mutirão começou nesta terça (6) e acontece até a sexta (9), sempre das 9h às 15h. Consumidores podem negociar débitos com todos os bancos e demais instituições financeiras, conseguindo bons descontos nos juros e parcelamentos diferenciados. As grandes companhias de telefonia móvel e fixa - Claro, Oi, Tim e Vivo - estão presentes, junto com as concessionárias de energia (Celpe) e abastecimento de água (Compesa), além da Prefeitura do Recife, para negociação do IPTU.

Dona Maria de Lourdes demonstrou alívio por ter resolvido a situação. “Graças a Deus fui bem atendida, vou poder pagar meu débito e normalizar o abastecimento lá em casa”, afirma ela. Por sua vez, o porteiro Paulo Luís da Silva, morador dos Torrões, foi ao mutirão para renegociar uma dívida bancária. “Dei entrada no pedido pela manhã e estou esperando o resultado. Iniciativas como essa são importantes para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas”, comenta.

O secretário-executivo do Procon Recife, José Neves, destaca que os descontos podem ser maiores do que 80%. “Quem estiver com o nome sujo, por conta desse momento de crise econômica, deve comparecer para se regularizar. As condições oferecidas são muito interessantes”. O serviço é voltado para todos os consumidores domiciliados no Recife, com foco nos moradores localizados no entorno do Compaz, que fica na esquina das avenidas Abdias de Carvalho e San Martin.

O atendimento é por ordem de chegada, mediante o recebimento de senha, e as vagas são limitadas, então é importante chegar cedo. A depender do fornecedor, será possível realizar o acordo de negociação de débito na hora; em outros casos, a empresa terá um prazo para responder ao Procon Recife e ao consumidor, informando a melhor proposta de negociação. A documentação necessária é comprovante de residência, RG e CPF, bem como outros documentos referentes ao assunto, como cartas de cobrança e faturas. Quem não puder comparecer poderá enviar um representante munido de procuração com firma reconhecida em cartório.

Estão sendo avaliados os casos de pessoas com o nome negativado por não pagarem em dia faturas do cartão de crédito, o saldo do cheque especial, contas de água, de energia, de telefone, prestações de empréstimos e financiamentos. As condições de pagamento oferecidas pelas empresas variam de acordo com cada caso

ATENDIMENTO - Para maiores informações, é possível contatar o Procon Recife no telefone 0800 28 11 311 ou 3355-3290, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão é localizado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende das 8h às 13h. Há também os postos avançados de atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha, e no Compaz Escritor Ariano Suassuna.