NOTÍCIAS

Infraestrutura | 06.06.18 - 14h06

Prefeitura do Recife inicia requalificação de calçadas na Rua do Príncipe

Obra vai alargar as calçadas da via e faz parte do programa Calçada Legal que prevê a requalificação de passeios públicos do Recife. Além da Rua do Príncipe, estão neste pacote de obras a Avenida João de Barros e a Visconde de Suassuna, todas na região central da cidade.

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), deu início às obras de requalificação de calçadas na Rua do Príncipe, na Boa Vista. Esta é a nona via na cidade a receber a intervenção do programa Calçada Legal que vai garantir mobilidade e acessibilidade nas calçadas para pedestres e usuários de transporte público. Além da Rua do Príncipe, estão no pacote de obras a Avenida João de Barros, em andamento desde abril deste ano, e a Visconde de Suassuna, todas na região central da cidade. O investimento para execução da obra é de R$ 1.509.730,57, fruto de convênio entre a gestão municipal e o Governo Federal.

A obra da Rua do Príncipe será dividida em dois trechos. O primeiro, com projeto feito em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), dentro do Plano Centro Cidadão, fica entre as ruas Nunes Machado e Bispo Cardoso Ayres. Entre as melhorias, o destaque é o recuo na calçada do Liceu Nóbrega, o que permitirá o alargamento de 5 metros para a implantação de uma área de estar urbana, dando apoio ao grande número de pessoas que utilizam a área e o transporte coletivo.

 O trecho trabalhado em parceria com a Unicap também envolve o Consórcio Grande Recife que substituirá o atual abrigo por dois conjuntos de paradas seletivas, permitindo uma melhor distribuição das linhas de transporte público. Além disso, como já previa o projeto, toda a extensão da via terá a calçada alargada em 1,20 metros para permitir o uso livre do passeio público sem a retirada das árvores de grande porte existentes.

 A segunda parte da intervenção segue até o cruzamento com a Rua do Hospício com o mesmo padrão de obra utilizado nas demais calçadas: inclusão de novas faixas de travessia de pedestres, paisagismo e iluminação específica para os usuários dos passeios públicos.  A pavimentação é executada em materiais antiderrapantes, com uso de pisos táteis, sinalizadores e direcionais. Além da recuperação do piso, serão realizadas soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, preservação dos passeios históricos, entre outras melhorias. Todo o trabalho é feito de acordo com as atuais normas de acessibilidade.

PROGRAMA CALÇADA LEGAL – O programa prevê a requalificação dos passeios públicos dos principais corredores viários da cidade. As vias foram divididas em dez lotes e a perspectiva é que todos sejam licitados ainda este ano. Serão feitos corredores viários em todas as Regiões Políticas Administrativas (RPA’s). Atualmente a URB executa obras nas ruas Barão de Souza Leão (Boa Viagem), Maria Irene (Jordão), Rui Barbosa (Graças), João de Barros (Boa Vista), Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira), Augusto Calheiros (Afogados), Avenida do Forte e Carlos Gomes (Cordeiro). O objetivo é privilegiar o caminhar, uma vez que mais de 70% da população do Recife usa transporte público ou se locomove a pé para casa, trabalho ou escola/faculdade.