Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 06.06.18 - 14h24

São João do Recife 2018 valoriza cultura popular e nordestina com 100% de programação local

img_alt

Festejos terão quase um mês de duração, do dia 12 de junho a 8 de julho, com mais de 700 apresentações em 36 arraiais espalhados por toda a cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dos festejos mais genuínos da cultura pernambucana, o São João do Recife terá este ano quase um mês de duração. Do próximo dia 12 até 8 de julho, o Ciclo Junino 2018 reunirá centenas de atrações em 36 arraiais espalhados pela capital. A festa terá DNA 100% pernambucano, com grupos de forró pé-de-serra, concurso de quadrilhas, bacamarteiros, coco, xaxado e ciranda. Ao lado da primeira-dama Cristina Mello, dos homenageados do São João - Geraldinho Lins e Acorda Povo da Vila das Lavadeiras -, e de secretários municipais, o prefeito Geraldo Julio detalhou a programação e assegurou o investimento na festividade. 

“Estamos valorizando a nossa cultura e nossos artistas, com 100% das apresentações do São João do Recife feitas por artistas pernambucanos. A gente valoriza nossa cultura popular. Apenas de Trio Pé de Serra, vamos ter 290 apresentações. São 36 arraiais montados em toda cidade. O São João é uma festa popular, é uma festa que tem muita fé religiosa também e que nossa cultura se expressa com muita força. O Recife vai ter um grande São João este ano”, avaliou o prefeito Geraldo Julio . 

O prefeito defendeu ainda que nem mesmo a crise é capaz de arrefecer a força da cultura popular no Recife. "No Brasil inteiro, em função da crise econômica, estamos vendo muitas cidades cancelando os festejos de São João. Aqui no Recife, vamos ter sim um grande São João espalhado por toda a cidade, com o Sítio da Trindade como grande puxador e animador. É o local onde junta mais gente, com o festival de quadrilhas juninas, com as apresentações dos nossos artistas", disse Geraldo. 
 
Maior arraial da cidade, o Sítio Trindade será todo celebração a partir do dia 12 de junho, com três focos de animação: a Sala de Reboco, o Pavilhão das Quadrilhas e o palco principal.  No parque que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações do São João 2018, como o homenageado da festa, Geraldinho Lins, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Glorinha do Coco, Adiel Luna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia. Na programação deste ano, o balancê está garantido também para os pequenos recifenses, que contarão com programação especial no dia 23, das 17h às 20h, no Sítio Trindade.
 
Novidade deste ano, a subvenção das quadrilhas juninas, verba dedicada ao fortalecimento da cultura popular, contribui para assegurar a beleza das apresentações. O concurso terá início no dia 12 de junho, no Sítio Trindade. Serão pagas duas parcelas, antes e depois do São João, e serão distribuídos aproximadamente R$ 250 mil a grupos adultos e infantis selecionados em edital.
 
"Esse era um desejo antigo, então a Prefeitura atendeu a esse pedido por meio de um decreto do prefeito. São R$ 250 mil destinados às quadrilhas para que elas possam se preparar, semelhante ao que existe com as agremiações no Carnaval., explicou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.
 
Vai ter festa ainda em nove arraiais de bairro montados pela Prefeitura do Recife no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré e Parque Santana. Em vários bairros da cidade, 17 arraiais tradicionais terão apoio da Prefeitura do Recife, nos seguintes locais: UR-2 (Ibura), Corrégo do Euclides, Iputinga (2), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda e Alto José do Pinho. No dia 23, véspera de São João, vai ter forró para todo lado. Além do Sítio Trindade, a festa toma conta do Pátio de São Pedro, dos nove arraiais de bairro e de vários arraiais tradicionais, espalhando animação por toda a cidade.
 
 Ao lado do prefeito, os homenageados do São João - Geraldinho Lins e o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras - celebraram o momento de festa. Com 28 anos de estrada, o forrozeiro antecipou que está preparando nova apresentação para fazer jus à homenagem. "Antes de mais nada, existe um sentimento de gratidão muito forte e orgulho. A gente preparou show novo com músicas antigas e as novas canções para quem mais interessa que é o público do Recife e o turista que visita a cidade", contou Geraldinho.
 
Dona Aurelina Marques de Almeida, a Dona Nenzinha de Xangô, comanda há 41 anos o cortejo do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras. "Não esperava uma homenagem dessa. Todo mundo pode acompanhar na Vila das Lavadeiras, em Areias", convidou. O cortejo sai, tradicionalmente, na madrugada do dia 23. Às 4h, o Acorda Povo ganha as ruas e perpetua a tradição iniciada nos idos de 1940. 
 
CAMINHADA DO FORRÓ - No dia 14, os forrozeiros abrem oficialmente a festa na Caminhada do Forró. A partir das 17h, todas as sanfonas se concentram na Rua da Moeda para seguir em cortejo até a Praça do Arsenal, onde atrações como Petrúcio Amorim, Irah Caldeira e Josildo Sá se apresentam no palco montado pela Prefeitura do Recife. Uma novidade deste ano é que quem comanda a Forrovioca pelas ruas do bairro histórico é Pecinho Amorim.
 
BAILE DOS NAMORADOS – A programação, que precisou ser adiada em função da crise dos combustíveis, já tem nova data. O Baile dos Namorados será realizado no próximo dia 20 de julho, no Arcádia Apipucos, com apresentações de Fala Mansa, Amigos Sertanejos, Trio Mala e Cuia e Orquestra Forrobodó, do Maestro Spok. Os ingressos estão disponíveis no site Ticket Folia (www.ticketfolia.com) e em quiosques nos shoppings Recife, Rio Mar e Guararapes.
 
PROCISSÕES E CORTEJOS - Para celebrar os santos juninos, a programação preparada pela Prefeitura do Recife vai caprichar também na liturgia. No dia 16, a Procissão dos Santos Juninos descerá do Morro da Conceição, arrastando centenas de fiéis e brincantes até o Sítio Trindade. Na madrugada do dia 23 para o dia 24, a comunidade de Areias desfila seu Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, tradição junina que se confirma todo ano, desde 1940, a que a Prefeitura do Recife decidiu render uma homenagem neste São João. No dia 24, tem mais programação sagrada. Inaugurando novo trajeto, o Desfile das Bandeiras Juninas levará seu colorido cortejo para perto do Marco Zero, coração da capital pernambucana.
 
SÃO PEDRO - No Pátio de São Pedro, vai ter programação também nos dias 29, para festejar o padroeiro daquele entorno, e 30, em homenagem a Xangô. No dia 29, São Pedro será festejado também pelos pescadores, com a concorrida procissão no bairro de Brasília Teimosa, que já soma mais de 50 anos de tradição. 
 
EU AMO MINHA RUA - O passeio na roça acaba no dia 30, com as grandes festas preparadas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer para os vencedores do concurso de decoração junina Eu Amo Minha Rua e com a beleza das quadrilhas no Sítio Trindade,  indefectível altar para os santos juninos na cidade.
 
NA INTERNET ­- O São João também vai invadir a internet com todas as informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do Ciclo Junino na cidade. Além do nosso portal. 

Mais informações sobre o Ciclo Junino 2018 no link: http://bit.ly/2JxE3qL