Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 06.07.16 - 14h37

Noite de música e dança na abertura da Semana Hermilo

img_alt

Programação segue até domingo (10), a partir das 19h30, com entrada franca ao público (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Uma noite de homenagens ao homem e ao teatrólogo, com direito a muita saudade, música e dança. Assim foi a abertura da Semana Hermilo, nesta terça-feira (05), no teatro que leva o nome do diretor e escritor que deixou sua marca no teatro pernambucano. O público lotou o espaço e participou ativamente do primeiro dia de atividades, que seguem até domingo (10), sempre a partir das 19h30, com entrada gratuita.

A 14ª edição da Semana foi aberta pela viúva de Hermilo Borba Filho, a secretária de Cultura, Leda Alves. Em sua fala, muito mais do que celebrar o diretor, jornalista, taumaturgo ou escritor, ela preferiu relembrar o homem e a pessoa, a quem definiu como generoso. “Eu dou meu testemunho e me coloco a disposição para falar sobre o homem Hermilo. Ele era um homem generoso por natureza”, destacou Leda.

Em seguida, alunos do Núcleo de Formação de Rabequeiros de Pernambuco, sob o comando do professor Cláudio Rabeca, se apresentaram com composições de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Cláudio agradeceu a oportunidade de possibilitar aos alunos o contato com o público e falou da importância de se manter a tradição da rabeca: “Minha preocupação é de transmitir o pouco que sei para que essa cultura não morra”, destacou.

Finalizando a noite de abertura da 14ª Semana Hermilo, o palco do teatro foi tomado pela criatividade e adaptação do conto A Enchente para a dança. Vencedora do projeto O Solo do Outro, a diretora Flávia Pinheiro usou de poucos recursos cênicos para adaptar livremente uma história de autoria de Hermilo Borba Filho.

A programação da Semana Hermilo prossegue nesta quarta-feira (06) com o Cavalo Marinho Estrela de Ouro, do Mestre Biu Alexandre. A realização é do Centro de Formação em Artes Cênicas Apolo-Hermilo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife.