Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 06.07.17 - 16h16

Alunos da rede municipal garantem participação em feira científica no México

img_alt

Estudantes se destacaram na Expoceti 2017, realizada em São Lourenço da Mata, e foram premiados com credenciamentos em feiras científicas que acontecem no México, Maranhão e Pará (Foto: Cortesia)

 

Trinta alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram, na última semana de junho, da Expoceti (Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação), realizada pelo Colégio Anglo Parque, com apoio da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e a Ciência. Diante do bom desempenho e da qualidade dos trabalhos apresentados, dois grupos se classificaram em 1º lugar e um em 2º, sendo premiados com credenciamento para participarem de feiras científicas que acontecem no Maranhão e no Pará, ainda neste ano, e no México, em 2018.

Destaques na categoria Ciência Humanas, as alunas Jamilly Venâncio, Evelin de Souza e Emilly de França, da Escola Professor Antônio de Brito Alves, ganharam o 1º lugar com projeto "Idoso: fortalecendo as relações integracionais e construindo uma cultura de paz". Orientadas pelos professores Betânia Xavier e Jomar Silva, a equipe garantiu a participação no Foro Internacional de Ciência e Tecnologia, que será realizado na cidade de Yucatán, no México, em maio de 2018. O outro 1º lugar foi destaque na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Da Escola Octávio de Meira Lins, Esther da Silva, Douglas Duarte e Ryan Silva apresentaram, sob a orientação da professora Elizabeth Vasconcelos, o projeto "Memória social: de onde viemos? Origem da população do Alto Nossa Senhora de Fátima". O prêmio da equipe foi a participação do Movimento Científico Norte e Nordeste, que acontece em setembro, no Maranhão.

Na categoria Meio Ambiente, dois grupos se destacaram. Os alunos Adilson Nascimento, Jefferson de Souza e Júlio César Ferreira, da escola Arquiteto Alexandre Muniz, ganharam o 2º lugar com o projeto "A robótica e a coleta seletiva", que contou com a orientação dos professores Mayara Nunes e Washington Luís. O prêmio dessa equipe foi a participação na Feira de Ciência e Tecnologia da Escola do Açaí, que será realizado no Pará, em novembro. Já os estudantes da escola Divino Espírito Santo, Daphine da Silva, Stephany Mascarenhas e Remilly Oliveira, ficaram em 4º lugar com o projeto "Conhecendo o Rio Capibaribe através da fotografia", orientado pelos professores Ronald Santana e Luciana Cavalcante.

Segundo a gerente de Anos Finais da Secretaria de Educação do Recife, Ana Márcia Silva, as escolas da rede municipal têm trabalhado, cada vez mais, o estímulo à investigação e à busca pelo conhecimento de maneira científica. "É gratificante ver o reconhecimento dos esforços dos professores envolvidos na missão de realizar projetos multidisciplinares nas turmas de ensino fundamental das escolas municipais. Ser destaque em feiras científicas locais nos permite participar de grandes eventos científicos nacionais e estar ao lado de estudantes de mestrado, por exemplo", contou. Em outubro deste ano, acontece a 3ª Feira de Conhecimentos Municipal do Recife, onde, além das turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental (Anos Finais), também poderão participar as turmas de 5º ano (Anos Iniciais) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ana Márcia ainda destaca a importância da participação dos alunos vencedores na Feira de Conhecimentos Municipal do Recife. "São os destaques desse evento que inscrevemos para participar das feiras científicas mais importantes ao longo do ano seguinte".

Estímulo à produção científica - A Secretaria de Educação do Recife estimula a produção científica nas turmas de anos finais desde 2015, quando realizou a 1º Feira de Conhecimentos Municipal. Durante o mês de agosto, feiras de conhecimentos são realizadas nas unidades de ensino, onde os alunos desenvolvem pesquisas a partir de problemáticas identificadas na própria escola ou na comunidade onde estão inseridas. Após passarem por avaliação, os melhores trabalhos são escolhidos para participarem da Feira de Conhecimentos Municipal, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de outubro. Os trabalhos que se destacam nesse evento, são selecionados para representarem a capital pernambucana nas maiores feiras científicas do país.

Os três primeiros colocados na 1ª Feira de Conhecimentos, realizada em 2015, participaram da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem 2016. Já o grupo que recebeu menção honrosa teve a oportunidade de apresentar o projeto na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama, receberam medalha pelo 4º lugar no Prêmio de Ciências Sociais e Aplicadas da Febrace com um trabalho sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika.

Em março deste ano, duas equipes da Escola Dom Bosco e Octávio de Meira Lins expuseram projetos na 15ª Febrace, nas categorias Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com trabalhos sobre sobre bullying na escola e sobre a presença da tecnologia nas comunidades de baixa renda.