Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 06.07.17 - 19h30

Pré-Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados

img_alt

No encontro, que contou com palestra da economista Tânia Bacelar, foram eleitos os delegados que participarão da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife, nos dias 27 e ‪28 de julho‬. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Cerca de 200 pessoas participaram, nesta quinta-feira (6), da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife e pelo Conselho Municipal de Assistência Social do Recife (CMAS). O encontro, realizado no Recife Praia Hotel, no Pina, contou com palestra da economista Tânia Bacelar. Na ocasião, foram eleitos os delegados que participarão da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife, nos dias 27 e ‪28 de julho‬, também no Recife Praia Hotel, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, destacou a importância das conferências como espaços deliberativos de participação social que têm o objetivo de avaliar a política pública de Assistência Social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUAS. “Esses encontros são momentos importantes em que a gente para pra ouvir e refletir sobre como podemos melhorar nossa prática. É muito importante a gente fortalecer o SUAS, mas entendendo a conjuntura política e econômica atual do nosso País”.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria de Lourdes de Sousa, agradeceu a presença dos usuários do SUAS, de representantes de entidades, trabalhadores da área, conselheiros do CMAS, conselheiros tutelares e representantes da Prefeitura do Recife. “Estamos aqui hoje nos preparando para a conferência, para que possamos construir uma proposta que contribua com o Sistema Único de Assistência Social”, destacou.

O estudante Davi Lucas da Silva, compôs a mesa de abertura como representante dos usuários da Assistência Social. Ele falou da mudança que a prática esportiva gerou na vida dele. O jovem faz, gratuitamente, aula de natação no Sport Clube do Recife, através de uma parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. Graças ao convênio, cerca de 600 usuários do SUAS praticam esportes no Sport, Náutico e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). “Antes de fazer natação, eu era muito diferente. Usava drogas, só queria viver na rua e me juntava com más influências. Depois que comecei a praticar esportes, mudei totalmente. Minhas notas na escola melhoraram, fico mais em casa e ajudo minha mãe”, contou o garoto.

Após a abertura, a mesa foi desfeita para dar lugar à economista Tânia Bacelar, responsável pela principal palestra da Pré-Conferência, com o tema “Brasil: o ambiente de reformas e o sistema de Assistência Social”. Ela falou das reformas previdenciária e trabalhista, da crise econômica e política nacional, além de criticar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que limita as despesas com assistência social, saúde, educação e previdência. “Vivemos muitos avanços na política de assistência social, que antes não era nem sequer política pública, era coisa de primeira-dama, de assistencialismo. A tese dominante diz que o Brasil estourou o gasto social e sugere que se cortem os gastos primários. Mas a União gosta muito mais com despesa da dívida – quase metade do orçamento – e ninguém fala em cortar as despesas financeiras. Acho que a PEC não se sustenta, não tem apoio da sociedade brasileira. Por isso é tempo de resistir e construir as propostas de futuro que a gente vai defender”, opinou Tânia Bacelar.