NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.08.15 - 09h27

Palestra de capacitação para Afroempreendedores acontece nesta sexta-feira (07)

Momento é voltado às pessoas que possuem ou pretendem abrir um empreendimento e buscam orientação e formação para trabalhar, em especial, a questão étnico cultural nos negócios

“Quando discutimos a política da igualdade racial, adotamos a perspectiva da política de reparação, por isso diferenciada”. Esse é o tom da da capacitação, segundo Samuel da Luz, à frente da Gerência de Igualdade Racial (GERIR), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. O órgão é parceiro da atividade juntamente com o Sebrae Nacional. A ação ocorre nesta sexta-feira (07), às 14h, no auditório Capiba, localizado no 15ª andar da PCR.

Os participantes vão poder esclarecer dúvidas, obter maiores informações sobre como alinhar os negócios à cultura, bem como participar da Rede Brasil Afroempreendedor. A iniciativa é do Instituto Adolpho Bauer (IAB) e Coletivo de Empresários e Empreendedores Negros (CEABRA).

No Recife, a GERIR promoveu o Festival Mocambo, em julho passado, evento que deu início ao cadastro dos Afroempreendedores. As pessoas puderam preencher o formulário a fim de fornecer dados que auxiliem o fomento de uma rede para atualização e troca de informações. Além de cursos, ações de formação, capacitação e atividades que despertem o empoderamento e o sentimento de pertencimento étnico cultural, a Gerência vai atuar, na ocasião, como facilitadora junto ao Sebrae para legalização dos negócios como micro ou empreendedor individual.

“Iremos explicar a funcionalidade do cadastro, público alvo, e o seu surgimento na perspectiva do Programa de Combate ao Racismo Institucional. Ao criarmos o Festival Mocambo e estimularmos esse cadastramento, queremos que as pessoas olhem determinada arte, comércios, cores, formas, como algo natural, que não precise de justificativa. Enxergue, de fato, uma identidade, uma cultura, um posicionamento político”, ressaltou Samuel.