Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 06.08.18 - 16h14

PCR institui comitê para preservação de Jardins Históricos de Burle Marx

img_alt

Formado por representantes da prefeitura e da sociedade civil, Comitê Burle Marx será responsável pela elaboração dos Planos de Gestão das praças projetadas pelo renomado paisagista (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Os 15 jardins históricos do Recife, cujos projetos são assinados por Burle Marx, agora vão dispor de um Comitê Gestor formado por representantes da prefeitura e da sociedade civil para definir usos e garantir a preservação desse patrimônio ambiental e arquitetônico da cidade. A formalização do comitê foi anunciada pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, na manhã desta segunda-feira (06), no edifício-sede do governo municipal. O ato também marcou a abertura da semana comemorativa dedicada ao renomado paisagista, que conta com uma série de atividades até o dia 15 de agosto.

Segundo Luciano Siqueira, a formalização do Comitê Burle Marx consolida uma parceria importante entre a gestão municipal e diversas instituições da sociedade civil. "Esse é um ato de grande significado, pois concretiza - de uma maneira formal - um esforço que há 10 anos é feito entre a sociedade civil e o poder público municipal, no sentido de valorizar a obra de Burle Marx e sensibilizar a população do Recife e todos que aqui circulam sobre a importância dela, do ponto de vista arquitetônico, paisagístico e cultural”, disse Siqueira, destacando que se trata de uma iniciativa de vanguarda no Brasil.

Agora, além de elaborar iniciativas para a comemoração do aniversário do paisagista, o Comitê Burle Marx passa a atuar na linha da educação patrimonial e fará o acompanhamento e elaboração dos Planos de Gestão dos Jardins Históricos. "O Recife tem, entre suas unidades protegidas, os jardins históricos de Burle Marx, e o comitê agora será responsável por estar à frente da realização do plano de gestão de todas as 15 praças tombadas. Esse trabalho é fundamental para restabelecer as conexões entre os espaços verdes da cidade e deles com a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

Para a Coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE, Ana Rita Sá Carneiro, o comitê será uma ferramenta para a conservação da própria história da cidade e dos recifenses. “Burle Marx deixou um legado muito valioso para nós, não só sobre construção de jardins. Estamos cultivando e pensando sobre nós mesmos, só que o jardim não existe sozinho, ele existe através do tratamento feito pelas pessoas. Então o comitê está sendo organizado para defender essa causa. Eu acho que é um grande exemplo de carinho, preservação e amor pela cidade, como disse Luciano Siqueira, de um bem patrimonial que representa todos nós como se fôssemos uma família”, defende.

Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito junto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas secretarias municipais de Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento da cidade e Turismo.

Programação - Em sua 10ª edição, a Semana Burle Marx segue até o dia 15 de agosto com várias atividades culturais; minicursos; exposições; oficinas; debates e palestras. Nesta quarta (08) e quinta-feira (09), das 09h às 12h, acontecerá o minicurso de conservação dos Jardins de Burle Marx voltado para jardineiros das Praças de Burle Marx, Adotantes, técnicos da Emlurb e pesquisadores. No dia 08, também ocorrerá uma formação com professores da rede que desenvolvem pesquisa e prática docente sobre o paisagista, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.

No fim de semana, o público poderá participar de um passeio especial do Olha! Recife, da Secretaria de Turismo do Recife, que vai percorrer o Circuito Burle Marx no sábado (11). No mesmo dia, acontecerá, às 10h, no Jardim Botânico do Recife a esquete teatral: O amor de Burle Marx pela vegetação. De autoria do então vereador e hoje vice-prefeito, Luciano Siqueira, a semana foi instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009.