Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 06.09.17 - 15h56

Empresas juniores prestam atendimento gratuito a pequenos empreendedores no térreo da PCR

img_alt

Organizações formadas por estudantes universitários são boas opções para quem precisa de serviços de qualidade com preços abaixo do mercado (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

“Agora meu negócio vai andar. Estou aqui para pegar os contatos das empresas e depois conversar sobre a contratação delas”. O pequeno empreendedor Josemy Nunes compareceu na manhã desta quarta (6) ao evento “Contrate Uma Empresa Júnior", realizado no térreo da Prefeitura do Recife, à procura de serviços de qualidade a preços abaixo do mercado. Cerca de 15 empresas juniores passaram a manhã oferecendo assessoria, diagnósticos e consultoria gratuitos, com o objetivo de se aproximar dos clientes e aumentar suas oportunidades de negócios.

Josemy Nunes atua nas áreas de pintura, rede elétrica e sistemas de segurança para imóveis há 20 anos, mas só se formalizou há cerca de três meses, com apoio da Sala do Empreendedor, iniciativa da PCR que orienta as pessoas sobre como abrir e gerenciar seus próprios negócios. “Vim em busca de serviços de marketing digital, administração e contabilidade. Com certeza, aqui tem muita coisa de que eu vou precisar”, afirmou.

Fruto de parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife e a Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (Fejepe), a iniciativa reuniu empresas juniores que atuam nas áreas de Gestão, Psicologia, Tecnologia, Arquitetura, Planejamento Estratégico, Engenharia, Publicidade, Marketing e Contabilidade. A ideia foi mostrar que as empresas juniores são ótimas opções de soluções para as micro e pequenas empresas.

“Considero fundamental estimular o espírito empreendedor dos jovens. A participação em empresas juniores é uma ótima maneira de aprender, desde cedo, como funciona o mercado”, ressaltou o secretário Bruno Schwambach, que prestigiou o evento e fez questão de conhecer todas as empresas participantes.

Uma delas é a Arco Consultoria, formada em 2014 por estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura da UFPE, que atua com projetos de interiores, paisagismo, projetos elétricos, hidrossanitários e estruturais para hotéis, escritórios e residências. “Já realizamos cerca de 30 projetos. É uma experiência incrível em empreendedorismo e como experiência prática”, destaca o presidente executivo da empresa júnior, Ânderson Soares.

Para o presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (Fejepe), Iago Maciel, o evento foi um sucesso. “Em apenas duas horas, já marcamos 15 reuniões de negócios. Mais de 90% dos empreendedores são micro ou pequenas empresas e não conhecem essa alternativa, que sai bem mais barato para eles”, apontou. Empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, formadas por estudantes universitários, que buscam aplicar na prática o que aprendem na sala de aula, com orientação de professores.