Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 06.09.17 - 17h21

Olha!Recife realiza Circuito da Poesia e descobre o Recife Árabe nos próximos domingo (10) e quarta-feira (13)

img_alt

As inscrições já estão abertas a partir de hoje (6) no site do projeto. (Foto: Inaldo Lins/PCR)



Circulando pelo Recife é fácil encontrar estátuas em tamanho real de poetas renomados. Juntos, eles formam o Circuito da Poesia e este será o tema no próximo roteiro do Olha!Recife, que acontece no domingo (10), às 9h. Poucos sabem mas a influência árabe no Recife ajudou a formar alguns pontos turísticos históricos da cidade. Por isso, no passeio a pé da quarta-feira (13) a partir das 14h, os participantes passarão por vários locais no Centro do Recife que contam a passagem deste povo secular por aqui. Os dois passeios tem 70 vagas e já estão com inscrições abertas a partir de hoje (6) no site 
www.olharecife.com.br.

Recife é uma fonte de grandes poetas que tornaram imortais as emoções que a cidade produz. É passeando por pontos turísticos da capital que é possível encontrar alguns dos mais importantes poetas da história recifense. Só no Bairro do Recife é fácil cruzar com Antônio Maria, Chico Science e Ascenso Ferreira. Na Rua da Aurora, além de uma vista de tirar o fôlego, o visitante encontra os grandes poetas Manoel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. Além desses, os participantes do Olha!Recife deste domingo vão passar pela Ponte Maurício de Nassau, Pátio de São Pedro, Praça da Independência e Avenida Guararapes.

A influência dos povos que por passaram pelo Recife pode ser vista nas construções, na língua ou até mesmo nos costumes. Com os árabes não é diferente. O uso de azulejos na construção civil, palavras “Recife”, “Alcaparras”, “Azar” e “Garrafa”, o costume de pechinchar nos grandes mercados públicos e o uso de cúpulas são alguns exemplos. O Olha!Recife levará os participantes na próxima quarta para entrar em alguns lugares conhecidos só que com um novo olhar. O roteiro vai passar pela Basílica do Carmo, a Estátua do Mascate, Camboa do Carmo (becos), Ponte da Boa Vista - onde será possível observar cúpula da Casa da Cultura - Rua da Imperatriz, Praça Maciel Pinheiro e o Centro Islâmico na Rua da Glória.

 

Serviço:
Olha! Recife a Pé (Domingo)
Dia: 10/09/2017

Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)


Olha! Recife a Pé (Quarta)
Dia: 13/09

Hora: 14h
Saída: Basílica de Nossa Senhora do Carmo (Av. Dantas Barreto)