NOTÍCIAS

| 06.10.11 - 18h15

Comunidade Roda de Fogo recebe Feira de Saúde

[caption id="attachment_6632" align="alignright" width="333" caption="Vários serviços foram oferecidos para a população"]
Feira foi realizada na comunidade de Roda de Fogo
[/caption]

Atividades foram realizadas na Unidade de Saúde da Família Sinos

Por Victor Ferreira

A Prefeitura do Recife realizou, nesta quinta-feira (6), uma Feira de Saúde, na Unidade de Saúde da Família Sinos, na comunidade de Roda de Fogo, localizada no bairro de Torrões. Na ocasião, os moradores puderam aproveitar vários serviços como medição de pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável, higiene bucal e atividades físicas oferecidas pelos profissionais do Programa Academia da Cidade.

Quem esteve no evento aproveitou bastante. Dona Maria José Sarmento, moradora da comunidade há mais de 20 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “É sempre bom receber essas orientações e ainda ver se a nossa saúde está bem. Aqui pude aferir minha pressão, tive informações sobre bons hábitos alimentares e ainda fazer alguns exercícios físicos”, disse. Os profissionais do Academia da Cidade orientaram as pessoas sobre a prática de atividades físicas e conferiram o Índice de Massa Corporal (IMC) dos interessados. “Nossa proposta é estabelecer um parâmetro para avaliar se a pessoa tem sobrepeso ou obesidade”, disse o professor que dá aulas no polo do Engenho do Meio, Hyuri Pitágoras.

Após conferir o IMC, a população foi atendida pela nutricionista Renata Veras, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que passava orientações de como se alimentar bem, dando preferência a pratos coloridos. “De cada dez pessoas que passaram por aqui, oito apresentavam sinais de obesidade. Por isso, aconselhamos além de acompanhamento médico, se alimentar em horário correto e beber muita água, evitando refrigerantes e bebidas alcoólicas”, completou a médica.

Além disso, os assistentes sociais do Nasf também repassaram informações sobre a mudança nas regras do programa Bolsa Família. A partir de agora, cada família pode incluir até cinco filhos no programa, já que antes apenas três filhos entravam no benefício. A assistente Sueli Alves advertiu para o regulamento do programa. “É necessário que as mães mantenham os filhos na escola e, principalmente, que a vacinação das crianças estejam em dia”. Na ocasião, cartilhas com as novas regras foram distribuídas.

A comunidade de Roda de Fogo ainda pode obter orientações sobre a higiene bucal, aprendendo a fazer uma escovação correta, além de aplicação tópica e o uso de flúor e fio dental e também cuidar da beleza, com cortes de cabelo oferecidos pelos alunos do curso do Senac.

Recreação - Arte-educadores do programa Mais Vida – Redução de Danos da PCR fizeram um esquete abordando o uso do álcool e drogas e divulgaram os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (Caps ad) do Município. A intenção foi sensibilizar a comunidade para a redução dos danos do uso de álcool e outras drogas. A Vigilância Ambiental também participou da feira apresentando uma peça teatral com fantoches que abordaram os riscos da dengue.

À tarde, a programação marcou atividades voltadas para a comemoração do Dia das Crianças, com jogos e brincadeiras populares com os profissionais do Academia da Cidade. Foi instalada uma cama-elástica para as crianças, houve distribuição de algodão doce e houve também uma palhaçoterapia com alunos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).