NOTÍCIAS

Cultura | 06.10.11 - 22h00

Estudantes da Rede Municipal assistem a sessões do Cine Tela Brasil

Durante três dias cerca de três mil espectadores verão os filmes
 
Por Marcos da Silva
 
Estudantes das escolas municipais Compositor Levino Ferreira, na Bomba do Hemetério (1º e 2º ano do 1º ciclo) e Cecília Meirelles, na Macaxeira (3º ano do 1º ciclo), foram ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, na manhã desta quinta-feira (6), para assistir ao filme “Eu e meu guarda-chuva”, dirigido por Toni Vanzolini.
 
A sessão fez parte do programa Cine Tela Brasil, uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e de Cultura, com a Buriti Filmes, que instalou uma tenda no local. Até o próximo sábado (08), serão realizadas quatro sessões diárias – à exceção desta sexta-feira, quando serão exibidos cinco filmes -, o último direcionado a alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, a Prefeitura do Recife levará 2,7 mil alunos da Rede Municipal de Ensino ao Sítio Trindade nestes três dias de programação.
 
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, recepcionou as primeiras escolas que chegaram ao local nesta manhã. “Crianças e jovens são grandes multiplicadores de experiências. Todas as atividades que realizamos fora do ambiente escolar, como visitas a museus, idas ao teatro e aulas-passeio no barco-escola, estimulam neles o interesse pela cultura, ecologia e artes em geral. Ao chegarem em casa, eles transmitem as experiências aos pais e à comunidade, encorajando estes últimos a irem também em busca do que a cidade oferece, seja por intermédio do patrimônio público, seja por meio do privado”, afirma Ivone.
 
O aluno da Escola Compositor Levino Ferreira, Arthur Sales, de seis anos, adorou a sessão cinema. “Gostei muito do filme. É muito bom sair da sala de aula e fazer atividades com os colegas e professores”, revelou. Já a professora Fátima Oliveira, com 15 anos de profissão, acompanhou a turma no passeio e ressaltou: “Foi bastante enriquecedor. Sempre que a Prefeitura proporciona a eles essas atividades, sobretudo num local amplo como este, eles ficam muito felizes. Iniciativas como esta aproximam o aluno do professor e desenvolvem o convívio social”, afirmou Fátima.
 
O coordenador da Gerência de Animação Cultural, José Ramos, considera que a sala de aula é importante, mas não é o único lugar para aprender. “Estamos vivendo um momento plural e a escola tem que estar sintonizada com a realidade. Aqui no Sítio Trindade tem o cinema e enquanto os alunos esperam, eles se divertem na área ampla e verde, em contato com a natureza”, ressaltou Ramos. As sessões continuaram na tarde desta quinta-feira com a exibição dos filmes “Eu e meu guarda-chuva” e “O Grilo Feliz”, para outros estudantes da Rede.      
 
Grade - A programação do Cine Tela Brasil se estende até o próximo sábado (8). Nesta sexta (7), o filme “O Grilo Feliz” será apresentado às 8h30 e 15h30.  Às 10h30 e 13h30, será exibido “Eu e meu guarda-chuva”. Já às 19h30, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistirão “Lisbela e o Prisioneiro”.
 
No sábado, as sessões serão abertas ao público em geral e acontecem às 14h, com “O Grilo Feliz”; às 16h, “Eu e meu guarda-chuva”; e às 18h, “Lisbela e o Prisioneiro”. Este último, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
A Prefeitura do Recife, em parceria com a produtora Buriti Filmes e a empresa de telefonia Vivo, vai oferecer, no sábado, equipamento áudio-descritivo para cegos, nas sessões das 16h e 18h.
 
Serviço:
Cine Tela Brasil
Sítio Trindade
Nesta sexta, às 8h30, 10h30, 13h30 e 15h30
Sábado, às 14h, 16h e 18h
Estrada do Arraial, 3259
Casa Amarela