NOTÍCIAS

Cultura | 06.10.11 - 22h05

Prefeitura qualifica profissionais da Educação em Mediação de Aprendizagem

Palestra com a doutora em Processos de Ensino e Aprendizagem aconteceu no Centro Paulo Freire
 
Por Marcos da Silva
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), trouxe à Cidade, a doutora e professora paulista Sandra Garcia, que ministrou na tarde desta quinta-feira (6), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, a palestra “Mediação de Aprendizagem”. A apresentação fez parte da política de valorização do profissional da Educação do Recife, uma das metas da gestão João da Costa.
 
Venho trazer a teoria da modificabilidade cognitiva estrutural. Teoria que demonstra que a inteligência precisa ser desenvolvida. Ela não nasce com a pessoa. Todo ser humano tem a capacidade de ampliar sua inteligência”, acentuou a palestrante Sandra Garcia.
 
Durante quatro horas, 301 profissionais, dos quais 221 vice-gestores, 30 professores multiplicadores das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs), 20 supervisores do Programa de Correção de Fluxo Escolar e 30 técnicos de diretorias e gerências da Seel, se familiarizaram sobre a diferença entre um mediador e um professor; a forma de ensinar para que o aluno não aprenda apenas o discurso; a maneira de estimular a autonomia do estudante; a interação entre educando e educador para potencializar o aprendizado; e o incentivo para que o aluno coloque em prática o que aprendeu.
 
Nosso objetivo é diferenciar o professor de um mediador de aprendizagem. A nova geração, as tecnologias e recursos exigem do educador novas estratégias como a otimização do tempo, motivar o aluno, alternativas para desenvolver habilidades, elevação da autoestima e um envolvimento maior do professor com o aluno, os pais e a comunidade. Queremos fazer uma escola que caiba nas expectativas do aluno”, ressaltou a gerente do 1º e 2º Ciclos da Seel, Mariza Augusta.
 
De acordo com a gerente, a meta da gestão é melhorar cada vez mais a qualidade da Educação no Recife, fortalecer o aprendizado do Ensino Fundamental e seguir as orientações do Ministério da Educação de erradicar o analfabetismo no Brasil.
 
Maria Luciana Vieira tem 20 anos de sala de aula. No momento, ocupa a função de professora de informática na Utec (Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania) Sítio Trindade. Sobre a qualificação, ela comenta: “É importante porque tudo o que vemos na formação passamos para nossos alunos. Serve para nortear nosso desempenho profissional. Ouvimos, trocarmos idéias e tiramos nossas dúvidas. Métodos de ensino devem ser mudados para se adequarem à realidade atual”, concluiu Luciana. .
 
Currículo - Sandra Garcia é doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Processos de Ensino e Aprendizagem pela Universidade São Marcos, São Paulo. Possui 35 anos de experiência em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Foi coordenadora pedagógica e diretora de unidade de ensino. Atualmemte é diretora pedagógica da Mind Lab Brasil.