NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 06.10.15 - 10h08

Escuta popular do Recife 500 Anos começa na próxima semana

Para a construção da Visão de Futuro do Recife 500 Anos, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) inicia na próxima semana uma ampla escuta popular que compreenderá as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. A ação incluirá também atividades com os representantes de Conselhos Setoriais e com as lideranças dos Prezeis. A primeira rodada de escuta acontecerá no dia 14 e segue até o dia 09 de novembro. De forma colaborativa, o objetivo da iniciativa é abrir para a população a discussão sobre o futuro da capital tomando por base, nesta fase do plano, as especificidades vivenciadas pelos cidadãos em cada uma das regiões do Recife. 

Para cada um dos dias programados os participantes contarão com explanação do que vem a ser o Plano Recife 500 Anos de maneira didática e abordando temas que fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Divididos em grupos, as equipes deverão refletir, discutir e trocar ideias sobre qual cidade do futuro se espera ter em 2037. 

A partir da escuta, todo o material colhido durante as oficinas será consolidado e contribuirá para a construção de um planejamento de médio e longo prazo para os próximos 22 anos. Será com base nessas perspectivas que as equipes técnicas formularão a Visão de Futuro do planejamento do Recife para os próximos anos, data que marca os 500 anos do Recife, a primeira capital brasileira a completar oficialmente cinco séculos de existência.

Para os dias de atividades estão sendo aguardados representantes de associações de moradores, Clubes de Mães, grupos comunitários recreativos, produtivos e culturais, movimentos sociais, grupos do terceiro setor com atuações nessas regiões, delegados do Recife Participa, moradores das comunidades com vivências e que sejam referências na comunidade sem necessariamente ocuparem funções formais nas entidades de representação e lideranças.

Recife 500 Anos - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao Recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Mais detalhes sobre o trabalho da ARIES no site www.aries.org.br.

 

Cronograma de realização das plenárias:

 

 

DATA

ENCONTRO

HORA

LOCAL

14/10/15

(Quarta)

RPA 1

18h ás 22h

Santo Amaro – Escola Aníbal Fernandes 

(Rua Marques do Pombal S/N)

21/10/15

(Quarta)

RPA 2

18h ás 22h

Encruzilhada – Escola Nóbrega 

(Est. de Belém, 257)

22/10/15

(Quinta)

FÓRUM DO PREZEIS*

14h ás 18h

URB

(Av. Oliveira Lima, nº679. Boa Vista)

27/10/15

(Terça)

RPA 3

18h ás 22h

Casa Amarela – Centro Público de Casa Amarela (Av. Norte, 5600)

29/10/15

(Quinta)

RPA 6

18h ás 22h

Imbiribeira – Faculdade Universo

(Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2169)

04/11/15

(Quarta)

RPA 5

18h ás 22h

Afogados – Esc. Amaury de Medeiros 

(Rua São Miguel, S/N)

05/11/15

(Quinta)

CONSELHOS SETORIAIS*

14h ás 18h

Forte das Cinco Pontas

09/11/15

(Segunda)

RPA 4

18h ás 22h

Madalena - Centro Paulo Freire 

(Rua Castro Leão, S/N)